Loulé

VALE DO LOBO | Fisco investiga governante do Reino Unido

O atual secretário de Estado dos Transportes do governo de David Cameron está a ser investigado pelo Fisco português devido a uma eventual fuga aos impostos. Em causa, revela o semanário Sol, está a compra de uma casa no Algarve, em 2002, através de uma sociedade offshore sediada em Gibraltar.

Stephen Hammond

Stephen Hammond

Stephen Hammond tinha tudo para ser uma cara minimamente desconhecido em Portugal, mas este secretário de Estado do governo britânico está agora debaixo de olho do Fisco português devido a uma alegada fuga aos impostos, revela o semanário Sol.

Em causa está a compra de uma casa no Algarve, mais concretamente em Vale do Lobo, em 2002, através de uma empresa de offshore, sedeada em Gibraltar. A notícia foi este sábado avançada pelo jornal The Telegraph mas o governante prontificou-se em apresentar justificações a esta possível fuga às Finanças nacionais: “É habitual nesta parte de Portugal”, disse.

Contudo, as autoridades portuguesas não ficaram satisfeitas com esta desculpa e deram ordens à Administração Fiscal para analisar e investigar a situação, não só pelo facto de a habitação ter sido adquirida por uma empresa de offshore mas também pela estratégia do governante que, em 2005, alterou a sede da tal empresa de Gibraltar para Delawere, nos Estados Unidos.

Esta mudança de sede fiscal para os Estados Unidos, explica o semanário, deu-se depois de Portugal ter mudado a legislação, em 2005, obrigando as empresas de Gibraltar a pagar uma taxa de 7,5% sobre todo o património. Na altura, Delaware isentava as aquisições de impostos.

Fonte: Notícias ao Minuto

Foto: Governo Britânico

Categories: Loulé, Ocorrências

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.