AGENDA

António Aleixo homenageado no aniversário da sua morte | 16 de novembro

Espetáculo e comunicação com entrada livre

António Aleixo

António Aleixo

É já este sábado, 16 de novembro, pelas 16h00, que as portas do Cine-Teatro Louletano vão abrir-se para prestar homenagem ao maior poeta popular português de todos os tempos e a uma das figuras marcantes da vida cultural louletana. António Aleixo será recordado no dia em que se assinalam 64 anos após a sua morte.

Este momento cultural tem início com a apresentação da comunicação “Os Manuscritos da Poesia de António Aleixo: Subsídios para a sua edição crítica”, apresentada pelo Professor da Universidade do Algarve, J. J. Dias Marques.

De seguida, Afonso Dias sobe ao palco, acompanhado por Teresa Viola, Tânia Silva, Marinela St. Aubyn, Adriano St. Aubyn e Ricardo Martins, para o espetáculo musical “Fado Aleixo”, tributo que traz o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional que ele mesmo cantava.

O Fado é, neste trabalho, sujeito a alguns “atrevimentos”. Desde logo o recurso a instrumentos pouco habituais: piano, fagote, acordeão, percussões, cavaquinho… Mas também os arranjos que levam o Fado de volta a territórios que influenciou e o influenciaram musicalmente – em África, no Brasil, nas Caraíbas… Um Fado de percursos e fusões. Porque o Fado é um viandante e um vadio. Que se mistura e se acrescenta com as viagens.

Para os promotores deste evento, esta é “a homenagem justa e devida ao Poeta que elevou a voz do Povo às alturas de uma arte maior”.

Este espetáculo tem entrada livre.

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.