Albufeira

Município alcança 5.ª posição no prémio Desenvolvimento Sustentável 2012/2013

Câmara Municipal distinguida na categoria do setor “Autarquias, Institutos Públicos e Associações” | Gestão e Ambiente foram as dimensões do estudo efetuado pelo ISCTE para a Heidric & Struggles e Diário Económico sobre Desenvolvimento Sustentável em que o Município mais se destacou, tendo-se situado acima da média do setor Autarquias, Institutos Públicos e Associações. Foi também considerado o “best player” no critério “Gestão da Organização”.

ALBUFEIRA - Praia dos Pescadores

ALBUFEIRA – Praia dos Pescadores

O Município de Albufeira alcançou a 5.ª posição na categoria do setor (Autarquias, Institutos Públicos e Associações) no âmbito da 5.ª edição do Prémio Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma iniciativa pioneira da Heidric & Struggles e do Diário Económico que tem por objetivos reconhecer as entidades com as melhores práticas na área da sustentabilidade empresarial e efetuar um estudo da evolução das diversas práticas em Portugal e no seu tecido empresarial.

De acordo a organização do Prémio, o desenvolvimento sustentável é um investimento a longo prazo, com vista à criação de valor para os “stakeholders” através da identificação e exploração de oportunidades e da gestão de riscos resultantes de fatores económicos, sociais e ambientais. Ao longo das cinco edições, constatou-se uma evolução muito significativa por parte das empresas participantes e finalistas, tendo-se apurado que os investidores institucionais e os mercados de capitais estão cada vez mais atentos aos ativos intangíveis, nomeadamente à Qualidade da Gestão, Desenvolvimento do Capital Humano, Consciência Ambiental e Responsabilidade Social. No Relatório destaca que “apostam cada vez mais em empresas que não pretendem apenas maximizar os seus lucros mas que também demonstram ser cidadãos coletivos exemplares”.

Este ano houve 161 entidades inscritas (maioritariamente do setor privado), das quais 88 ficaram qualificadas após a fase de inquérito. O Município de Albufeira obteve a 60ª posição no ranking geral, tendo alcançado a 5.ª posição no setor Autarquias/Institutos Públicos e Associações.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira afirma estar orgulhoso do resultado alcançado, tendo destacado que “das três dimensões em análise – Gestão, Ambiental e Social – o Município conseguiu situar-se acima da média do setor nas duas primeiras, tendo ficado igualmente acima da média na maioria dos critérios individuais de cada dimensão”. Carlos Silva e Sousa referiu também que em cinco critérios, o Município ultrapassou a média global dos participantes, nomeadamente na gestão da organização, gestão da relação com os clientes, cadeia de valor da organização, cidadania e filantropia e gestão da relação com os stakeholders. De salientar ainda que nos critérios Gestão da Organização e Gestão da relação com os clientes, Albufeira foi considerado o “best player” do estudo, atingindo a cotação máxima.

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.