Faro

Município joga no Xadrez Internacional

Município procura desenvolver relações bilaterais com os povos amigos da Argentina, Ucrânia e República Popular de Angola e acolhe estreia oficial da equipa nacional de futebol de Gibraltar

I – Estádio Algarve acolhe estreia oficial da Seleção de Gibraltar

O Estádio Algarve acolheu ontem a estreia oficial da Seleção de Gibraltar de futebol sénior e logo com um resultado positivo – empate a zero com a mais credenciada Eslováquia.

Na assistência, o Presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, falou com os responsáveis da Gibraltar Futebol Association dando as boas vindas ao Estádio Algarve e desejando os maiores sucessos desportivos para o futuro – Gibraltar é, desde Maio último, a mais recente associada da UEFA, podendo disputar as provas que se desenrolam sob a sua égide.

Entretanto, o Estádio Algarve será a casa emprestada de Gibraltar até à conclusão das obras em curso no único estádio do território, o estádio Victoria. É, pois, com grande honra que Faro se torna coanfitrião, juntamente com Loulé, da nova seleção nacional e faz públicos os seus votos de que esta parceria pontual se torne um ponto de partida para o estabelecimento de frutuosos laços de cooperação e amizade entre ambas as comunidades.

II – Embaixador da Argentina visita a Faro

Rogério Bacalhau com o Embaixador da Argentina

Rogério Bacalhau com o Embaixador da Argentina

Foi no passado dia 15 que o presidente da Câmara Municipal de Faro recebeu a deslocação do embaixador da Argentina ao nosso concelho. Numa visita de cortesia, Jorge Arguello felicitou os novos órgãos autárquicos e mostrou a sua vontade em aprofundar as relações de amizade entre os dois povos.

O alto representante informou ainda da criação de uma câmara de indústria e comércio luso-argentina e que missões empresariais dos dois países deverão visitar o Algarve e Buenos Aires em 2014 e 2015. A Argentina quer, nesta fase de consolidação da sua recuperação económica, dinamizar e elevar o patamar do comércio bilateral, que ainda é baixo.

Quanto ao Algarve e a Faro em particular, Arguello, que apresentou credenciais em Lisboa há seis meses, reconheceu que há muito a fazer, sobretudo no terreno do intercâmbio turístico, e que esta visita serviu para identificar áreas que podem ser trabalhadas num futuro próximo.

O presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, disse, por seu turno, que tem vontade de, sobretudo no campo económico, aproveitar a recente constituição da câmara de indústria e comércio luso-argentina, tendo a reunião de hoje servido para abrir uma porta e um caminho que o executivo farense tem interesse em aprofundar e desenvolver desde que, em 2008, o Município assinou um protocolo de geminação com a região de Comodoro Rivadavia. Nomeadamente no que respeita aos domínios da cultura, do desporto, da educação e do investimento.

III – Presidente da Câmara de Faro recebe Embaixador da Ucrânia

Rogério Bacalhau com o Embaixador da Ucrânia, Oleksandr Nykonenko, acompanhado pelos mais altos representantes ucranianos do culto católico e ortodoxo

Rogério Bacalhau com o Embaixador da Ucrânia, Oleksandr Nykonenko, acompanhado pelos mais altos representantes ucranianos do culto católico e ortodoxo

Dois dias antes, a 13 de Novembro, O Presidente da Câmara de Faro, recebeu o embaixador da República da Ucrânia numa visita proveitosa em que se discutiram temas de interesse mútuo.

Oleksandr Nykonenko, que se fez acompanhar pelos mais altos representantes ucranianos do culto católico e ortodoxo no concelho, veio felicitar o Presidente da autarquia farense pela sua tomada de posse e desejar também as maiores fortunas para o mandato que se iniciou no passado dia 10 de Outubro.

Na ocasião o alto dignitário ucraniano mostrou a sua firme intenção em reforçar os laços de amizade e cooperação económica, comercial e cultural entre ambos os povos e apresentou-se portador de uma mensagem de felicitações oriunda da administração estatal de Ivano-Frankivsk, região geminada com a cidade de Faro desde 2011.

Durante a reunião realizada pela manhã nos Paços do Município, Rogério Bacalhau e Oleksandr Nykonenko abordaram questões relacionadas com este processo de geminação, tendo o autarca manifestado a sua inteira disponibilidade para colaborar no aprofundar deste projecto, que pretende estimular as relações de cooperação entre o Algarve e Ivano Frankivsk.

Para o presidente da Câmara, além das fortes relações que existem entre as duas regiões, tendo em conta a expressão da comunidade ucraniana residente no nosso Distrito, ambas oferecem enorme potencial na área turística, sendo esta uma vertente que poderá ser bastante estimulada no âmbito deste processo de cooperação, que beneficiará, tanto o Algarve, como a província ucraniana.

Recorde-se que a Ucrânia está em vias de assinar o Acordo de Associação com a UE, que prevê a integração económica e associação política deste País do Leste europeu.

Na ocasião, deve informar-se que o Município de Faro estará presente nas cerimónias do Holodomor, que acontecem no próximo dia 23 no Mosteiro dos Jerónimos, em recordação dos milhões de vítimas mortais da grande fome que assolou a Ucrânia nos anos de 1932 e 1933.

IV – Presidente da Câmara de Faro presente no 38.º Aniversário da Independência da República Popular de Angola

A semana de contactos internacionais encerrou com a participação do Município nas comemorações do 38º Aniversário da Independência da República Popular de Angola, que tiveram lugar numa unidade hoteleira do concelho de Albufeira. Na pessoa do Cônsul Geral de Angola em Faro, Mateus de Sá Miranda, Rogério Bacalhau felicitou todo o povo angolano por mais este aniversário da sua independência e mostrou toda a disponibilidade do Município no auxílio à missão do 3.º consulado angolano em Portugal.

Com este gesto, o autarca quis assim significar de forma vincada que Faro é caloroso com todas as comunidades residentes e a angolana não é exceção – trata-se de uma das mais numerosas e bem integradas comunidades estrangeiras em Faro.

Categories: Faro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *