AGENDA

SPEM organiza encontro pioneiro entre jovens com esclerose múltipla | 6 de dezembro

No âmbito do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

academia

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Novartis, realiza no dia 6 de dezembro, no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, a primeira edição da Academia 35, um encontro de jovens portadores de esclerose múltipla que visa, simultaneamente, fomentar a partilha de dúvidas e experiências e um maior esclarecimento sobre a capacidade cognitiva uma vez que, para estes jovens que se encontram no início da sua vida, é mais preocupante a perda de capacidade cognitiva do que a perda da mobilidade.

Com início marcado para as 13h00 no espaço da TMN ao Vivo, a Academia 35 vai ser moderada pela jornalista da SIC Sara Antunes de Oliveira e vai juntar, num único espaço, profissionais de saúde e jovens portadores de esclerose múltipla de todo o país, para os quais o transporte a partir de Faro e de Braga será facilitado.

 “A Academia 35 pretende chegar não só à comunidade de esclerose múltipla que já tem contacto com as associações de doentes mas também aos jovens recentemente diagnosticados, que têm muitas dúvidas e pouco à vontade para as conseguir esclarecer”, refere Fátima Paiva, Presidente da SPEM. A responsável afirma ainda que “uma das principais incógnitas para um jovem diagnosticado com esclerose múltipla é o seu futuro e, por isso, a capacidade cognitiva, mais do que a mobilidade, é um dos principais receios e é por isso que este tema será um dos pontos essenciais a abordar neste encontro. Para um jovem que está no início da sua vida e que tem à sua frente todos os sonhos e ambições pessoais e profissionais, o diagnóstico da esclerose múltipla pode colocar muita coisa em causa. E é esta mensagem que queremos passar no final do dia: que é possível aprender a superar a doença”.

A iniciativa, que se realiza pela primeira vez e que terminará, por volta das 17h30, com um lanche-convívio, conta com a presença de 50 jovens portadores de esclerose múltipla de todo o país e será também transmitida, na íntegra, a partir do site da SPEM. Para poderem assistir ao evento e poderem colocar questões os interessados devem registar-se na plataforma de acesso ao live stream.

Para assistirem live à Academia 35 os interessados devem aceder ao link que está no site da SPEM ou diretamente a www.academia35.pt e preencher o formulário de registo (nome, email, telefone, localidade, idade atual e idade do diagnóstico de esclerose múltipla). A partir daqui poderão assistir a tudo o que se passar no espaço do TMN ao Vivo e, inclusive, dirigir algumas questões aos palestrantes, através de um formulário de perguntas que estará colocado no centro da página, por baixo da janela da transmissão em direto.

Sobre a SPEM

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada há mais de 25 anos, que tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de Esclerose Múltipla e das pessoas que com eles convivem.

Com mais de 2.800 sócios activos, a SPEM, que tem sede em Lisboa, está presente em várias zonas do país (9 delegações e 1 núcleo) conseguindo chegar a cada vez mais pessoas atingidas pela Esclerose Múltipla.

Sobre a Esclerose Múltipla

A EM afeta cerca de 5.000 portugueses. Em todo o mundo são cerca de 2,5 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio. As mulheres têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver EM do que os homens.

A EM tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias. Cerca de 85% das pessoas com EM queixam-se de fadiga constante independentemente do seu grau de incapacidade provocado pela doença, o que interfere com a sua qualidade de vida e produtividade.

Categories: AGENDA, Faro, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.