AGENDA

Auto do Nascimento do Menino Jesus (Bonecos de Santo Aleixo) | 8 de dezembro

Pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora no dia 8 de dezembro às 16h e às 21h30 no Teatro Lethes, em Faro.

auto_do_nascimento_do_menino_jesus

O espectáculo começa com o Baile dos Anjinhos, seguindo-se os comentários do Padre Chancas e do Mestre Salas, sobre as profecias do Sol e da Lua.

A primeira cena conta-nos a chegada de Maria e José a Belém: os estalajadeiros recusam-se a acolhe-los. Ouve-se um coro a convidar os pastores a entrarem nas “portas de Belém”. A Sagrada Família é apresentada e os pastores adoram o Menino Jesus.

A cena seguinte retrata a adoração dos Reis Magos: um anjo avisa-os para não atravessarem as terras pertencentes ao Rei Herodes. A cena termina com a adoração dos Anjos ao Menino Jesus.

Estes títeres tradicionais do Alentejo, são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.

Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Ficha Técnica e Artística:

Autoria: Tradição Popular

Interpretação: Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo, Victor Zambujo

Acompanhamento Musical: Gil Salgueiro Nave

Duração: 70m | Classificação etária: M/6 | Ingresso: €10 (< 30 anos, > 65 – € 7,5) | Promotor: ACTA

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.