Durante esta quadra natalícia, várias localidades do Concelho de Loulé revivem a tradição dos presépios, através de exposições que se estendem até ao Dia de Reis (6 de janeiro).
Em Loulé, na Cozinha Tradicional da Alcaidaria do Castelo vai estar patente ao público, a partir de dia 9 de dezembro, a Exposição do Presépio Tradicional com o Menino Jesus, as searinhas e laranjas, que mostra toda a tradição algarvia. Este presépio é montado todos os anos pelas técnicas do Museu Municipal e o Menino Jesus exposto é propriedade particular que gentilmente cede esta peça para ser colocada no trono. O horário de visita é o seguinte: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e aos sábados, das 9h00 às 14h00 e das 15h00 às 17h00.
Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, os visitantes poderão apreciar os presépios que resultaram do concurso promovido pela Autarquia com o objetivo de estimular a criatividade dos participantes e, simultaneamente, relembrar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia. A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, das 9h00 às 14h00 e das 15h00 às 17h00.
Já no interior do Concelho, na aldeia de Querença, está patente ao público no Pólo Museológico da Água a Exposição do Presépio Tradicional. Os visitantes poderão apreciar este presépio de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Na típica aldeia de Alte é inaugurado no próximo sábado, 7 de dezembro, pelas 15h00, um Roteiro de Presépios. Através desta iniciativa, pretende-se tornar a aldeia de Alte numa galeria de arte popular e religiosa, recuperando as tradições do Natal e estimulando a criatividade das diversas forças vivas da aldeia (associações, escolas, paróquia, particulares…), com a realização de presépios tradicionais em locais com visibilidade pública que irão ser identificados num mapa a ser distribuído localmente.
No Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte Anabela Guerreiro apresenta a sua coleção de presépios, a partir de 7 de dezembro. Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30.





