AGENDA

Dia da Cidade dá voz às novas gerações | 11 de dezembro

Comemorações convidam a viver Portimão

imagem_oficial

No dia 11 de dezembro Portimão assinala o 89.º aniversário da elevação a cidade, que este ano se assume como uma ocasião por excelência para sentir a vivência desta terra e dar voz às novas gerações, desafiando os munícipes para novas formas de viver a sua cidade.

O programa de atividades que, entre o dia 6 e o dia 16 de dezembro, assinalará a efeméride pretende evocar o passado, celebrar o presente e acima de tudo, projetar o futuro, dedicando por isso particular atenção às novas gerações de atletas, músicos, escritores, empreendedores e artistas que a cidade acolhe e pretende promover.

Num figurino inovador, a sessão solene do Dia da Cidade, este ano agendada para as 15h00, irá juntar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, autarcas e jovens das escolas secundárias e universidades do Município, que através das suas intervenções e sob o mote “ Como vejo Portimão: memórias, presente e potencialidades”, irão dar diferentes perspetivas de como é viver Portimão, num exercício de cidadania entre gerações.

O Dia da Cidade, a título oficial, tem início às 9h00, frente aos Paços do Concelho com o Hastear da Bandeira que conta com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão e a presença de uma Secção da PSP.

A figura de Manuel Teixeira Gomes marcará uma presença inequívoca ao longo do dia, inspirando encenações teatrais pel’O Teatro da Caverna no espaço da Casa com o seu nome, onde às 17h00 poderá ser feita uma visita muito especial, guiada pelo Sr. Luciano Cabide, que desde os 12 anos trabalhou com a família do escritor e ex-Presidente da República e que decerto terá muitas histórias para contar acerca desta figura incontornável da história da cidade. Às 17h30, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão (pequeno auditório) serão conhecidas as obras Premiadas na edição 2013 do Concurso Literário Manuel Teixeira Gomes, que mais uma vez irá impulsionar novos escritores e promover a criação literária, nomeadamente na modalidade de novela.

Este será também o momento para homenagear os campeões portimonenses, mais de quatrocentos atletas que se destacaram ao longo da última época em trinta e uma modalidades, quer a nível regional, quer nacional e até internacional, em representação de vinte e um Clubes e Escolas do Município. A tradicional Gala do Desporto, terá lugar, a partir das 19h00, no Auditório Municipal em ambiente de festa e espírito desportivo.

Dias para viver a cidade

Os portimonenses são convidados a participar nas diferentes atividades programadas entre os dias 6 e 16 de dezembro, desde exposições de pintura e fotografia, exibição de filmes, atuações musicais, lançamento de livros, espetáculos de teatro e a prática de modalidades desportivas como o badminton, a capoeira, o xadrez, o ténis, o tiro, o cicloturismo ou atividades aquática, entre outras, desfrutando da sua cidade e de algumas das muitas infraestruturas que esta oferece.

Fazem parte de um possível roteiro para estes dias: a Casa Manuel Teixeira Gomes, que completa quatro anos de existência e que oferece várias propostas de visita; o TEMPO- Teatro Municipal de Portimão que assinala o 5.º aniversário no dia 10 de dezembro, pelas 21h30, com o espetáculo KA-SE-FAZ que junta talentos locais; o Museu de Portimão, local para novas exposições- “A outra face da moeda” de José Mendes Tengarrinha e lançamento de um livro deste último (dia 10, a partir das 18h30) e inauguração da mostra dos trabalhos premiados na 13.ª Corrida Fotográfica de Portimão (dia 14, 17h00); o Auditório Municipal, que terá as suas portas abertas para as escolas e famílias (dia 11 de dezembro) com o espetáculo de música “Quinta da Amizade”; a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes ponto de paragem obrigatória para o lançamento do novo livro de Gonçalo M. (dia 11) e o Mercado Municipal da Av. São João de Deus que celebra o 6.º aniversário até dia 21, com muita animação e promoções de produto.

Portimão é cada vez mais um ponto de encontro para gente empreendedora e no dia 16 de dezembro, no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, a Beta Talk terá como convidados dois empreendedores portimonenses que fazem parte de uma nova geração que acredita, procura alcançar os seus sonhos e entra no mundo das “start-ups”: Luís Correia, co-fundador e responsável pelo desenvolvimento da popcornmetrics.com  e Nuno Morgadinho, co-fundador e sócio da http://widgilabs.com.

O Associativismo, como já é habitual marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e dinamizará ao longo dos vários dias muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas.

Pelo quarto ano consecutivo, a concepção da imagem alusiva ao Dia da Cidade foi resultante de um trabalho de parceria entre o Município e o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes ao nível do curso de Design.

Programa _ Dia da Cidade 2013 – momentos oficiais e associativismo

Categories: AGENDA, Portimão

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.