A Câmara Municipal de Silves irá promover no próximo dia 13 de dezembro, em colaboração com o Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve de Portimão) e da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio (ADSBA), uma ação de recolha de sangue. A iniciativa tem lugar no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, entre as 9h30 e as 12h30, e enquadra-se no âmbito do programa de responsabilidade social e ambiental da autarquia.
Por forma a esclarecer algumas questões e dúvidas sobre a dádiva de sangue, irá realizar-se na véspera da ação (12 de dezembro), entre as 16h00 e as 17h00, no auditório da Câmara Municipal de Silves (Paços do Concelho) uma sessão de esclarecimento sobre esta matéria. A palestra conta com as intervenções de Mário de Freitas (ADSBA) e de Solange Camacho (técnica do CHAlgarve de Portimão), que irão falar acerca dos diferentes momentos que fazem parte do processo da dádiva, os requisitos mínimos para se poder dar sangue, dar a conhecer as dificuldades sentidas pelos nossos hospitais em manter a reserva de sangue existente, explicar o processo de tratamento do sangue que é doado e, também, esclarecer as dúvidas que os participantes possam ter.
Atendendo a que é necessário garantir um número mínimo de dadores, a Câmara Municipal de Silves solicita a todos os interessados em colaborar com esta ação, que procedam à sua inscrição, bastando fornecer, para o efeito, o seu nome e contacto através do endereço de correio eletrónico do sector da Juventude da CMS juventude@cm-silves.pt, pelo telefone 282 440 270 ou nas juntas de freguesia do concelho.
Atendendo a que este simples gesto de solidariedade pode efetivamente ajudar a salvar vidas e a proporcionar mais e melhor qualidade de vida a quem dele necessita, a Câmara Municipal de Silves convida todos os funcionários e a comunidade em geral a colaborar nesta campanha.
RECOLHA DE SANGUE
Informações úteis:
» Podem dar sangue todas as pessoas em bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.
» Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses sem qualquer prejuízo para si próprios.
» O sangue doado é rapidamente reposto pelo organismo.
» O Serviço de Sangue enviará para casa do dador todos os resultados das análises do seu sangue.





