Albufeira

Município recebe Menção Honrosa | 4.º lugar no Concurso de Atividades de Educação Ambiental

Albufeira foi distinguida com uma Menção Honrosa por ter conquistado o 4.º lugar no Concurso de Atividades de Educação Ambiental com o jogo “Natureza Vs Cultura”. O prémio foi atribuído durante o Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, no passado dia 28 de novembro, em Sesimbra.

O Município de Albufeira foi o quarto classificado no Concurso de Atividades de Educação Ambiental, realizado anualmente pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa – e que, este ano, envolveu 37 candidatos.

A Menção Honrosa foi atribuída no passado dia 28 de novembro, durante o IV Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, que teve lugar no Cineteatro Municipal de Sesimbra.

A atividade premiada – “Natureza Vs Cultura” – trata-se de um jogo de dinâmica semelhante ao jogo da glória, que pretende explorar o património cultural e natural de Albufeira, de forma lúdica. O jogo realizou-se nas diversas praias do concelho, com equipas de 4/5 jogadores, em que os cerca de 375 participantes executaram um conjunto de provas que os conduziram à descoberta de informações e curiosidades sobre o tema.

“A atividade foi muito bem sucedida, registando-se uma elevada afluência de participantes, alguns repetentes de anos anteriores. Um dos principais objetivos foi demonstrar que Albufeira tem muito mais para oferecer do que apenas praia, dando a conhecer outros aspetos que vão desde a ocupação humana do território concelhio ao Museu Municipal de Arqueologia, passando pelas festas e tradições anuais e pelas espécies de fauna e flora”, destacou o presidente do Município Carlos Silva e Sousa.

Refira-se que o Município de Albufeira recebeu, ainda, um Certificado Internacional atribuído às praias do Barranco das Belharucas e da Rocha Baixinha Poente pelos seus 20 anos de participação no Programa Bandeira Azul.

As distinções foram entregues a Ana Pífaro, Adjunta do Presidente, que representou o Município de Albufeira na cerimónia.

ATIVIDADE PREMIADA

Natureza Vs Cultura

A ação teve por objetivo promover a salvaguarda do património cultural e natural, através de conhecimentos adquiridos durante o jogo sobre a natureza e a cultura presentes no concelho de Albufeira

Como base foi utilizado um painel de jogo com o mapa do Algarve, composto por peças de diferentes cores e números. Foram também criados cartões com imagens e um conjunto de questões sobre os temas, de forma a facilitar a transmissão de conhecimentos

O jogo decorreu diariamente nas praias, dinamizado pelos técnicos de Ambiente da Divisão de Ambiente Higiene Urbana e Espaços Verdes, em parceria com os técnicos do Serviço Educativo e de Divulgação, da Divisão de Turismo, Desenvolvimento Económico e Cultural

No decurso do jogo iam sendo abordados conteúdos relacionados com a ocupação humana do território concelhio e os vestígios e heranças deixados pelos vários povos, com particular incidência nos períodos romano, medieval islâmico e medieval cristão. Foram igualmente exploradas as ligações entre recursos naturais e o património cultural, uma vez que os usos e aproveitamentos dos recursos naturais definem culturas e paisagens

Os familiares que se encontravam a assistir, elogiaram a iniciativa por diversas vezes, dizendo que também eles tinham adquirido informação relevante sobre o património cultural e natural, que desconheciam

A informação que despertou mais curiosidade foi a existência de nascentes de água doce na praia de Olhos de Água, bem como a localização do Museu de Arqueologia de Albufeira, as festas e tradições anuais, e ainda o conhecimento de algumas espécies de fauna.

Categories: Albufeira, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.