Alcoutim

Baixo Guadiana visitado por Operadores Turísticos

Alcoutim foi o local escolhido para uma aventura internacional no território. Foram cinco operadores turísticos que hoje percorreram o concelho desfrutando da paisagem serrana, do Guadiana, dos trilhos pedestres e da deliciosa gastronomia e doçaria. Prometem voltar e trazer turistas. Cacela Velha, em VRSA, também recebeu a visita com um passeio de bicicleta pelo berço da Ria Formosa.

visita

Vieram de França, Dinamarca, Suécia e Holanda para conhecer algumas das «maravilhas» do Baixo Guadiana. Foram cinco os operadores turísticos que visitaram durante o dia de hoje a vila de Alcoutim numa FAM trip cuja organização é da Associação de Turismo do Algarve e empresa Megasport em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim e a Associação Odiana. Trata-se de uma aposta demarcada na promoção internacional dos recursos endógenos do concelho, nomeadamente as paisagens serranas, o Rio Guadiana e a apetecível gastronomia e doçaria típica.

O dia começou com uma apresentação da história da vila no cais, seguida de uma visita à Casa dos Condes (biblioteca e centro de exposições da vila), depois rumo ao castelo e à afamada praia fluvial. A visita continuou numa ótica de aventura e descoberta pelos trilhos pedestres. Foram percorridos 8 km em subida pela Ribeira dos Cadavais até descida ao ex-líbris do território, o rio Guadiana.

A culminar um menu gastronómico à moda serrana. A começar pelo queijo de cabra e coelho frito e para prato principal um cozido de grão. A sobremesa ficou a cargo da época festiva natalícia, com as tradicionais filhós e empanadilhas. Para digestivos o café e o habitual medronho.

Já a parte da tarde da FAM trip deu a vislumbrar o litoral algarvio, ainda incidindo no Baixo Guadiana com um passeio de bicicleta pela pitoresca aldeia de Cacela Velha, berço da Ria Formosa. O passeio continua pela tarde adentro em Santa Luzia e culmina com o por do sol na praia do Barril em Tavira.

Recorde que o Baixo Guadiana continua a apostar na promoção turística e sobretudo no forte potencial dos recursos endógenos da região. A Associação Odiana tem vindo a desenvolver uma estratégia integrada de promoção internacional do território com um leque de participação em certames, viagens organizadas para operadores internacionais e no canal de viagens e turismo online Lifecooler. Não esqueça de visitar a montra do território em: http://www.lifecooler.com/baixoguadiana/

Por: Associação Odiana

Categories: Alcoutim, Turismo, VRSA

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.