Até ao próximo dia 10 de janeiro está a decorrer o período de inscrições para uma ação de formação sobre o Ciclo da Palma, uma iniciativa da Divisão de Educação e Ação Social do Município de Albufeira destinada a desempregados, beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e pessoas carenciadas ou sem atividade ocupacional.
Com o título “Da Palma à Cesta”, a ação tem por objetivo promover a preservação das tradições mais antigas do concelho de Albufeira, recorrendo à experiência de artesãos locais que irão ensinar a arte e as técnicas utilizadas no tratamento da palma e da confeção de objetos em empreita.
Para além da recuperação de saberes ancestrais numa perspetiva intergeracional que visa perpetuar esta arte, pretende-se, também, fomentar a utilização de materiais locais disponíveis na natureza e contribuir para a redescoberta de antigas formas de subsistência numa altura de grandes dificuldades económicas para muitas famílias. Numa primeira fase a aposta recai sobre os desempregados, beneficiários do RSI e pessoas carenciadas ou sem atividade profissional, prevendo-se o alargamento da iniciativa às escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho, através da realização de workshops de empreita, elaboração de um CD pedagógico sobre o ciclo da palma e realização de uma exposição com os trabalhos efetuados.
A formação irá decorrer entre os meses de janeiro e junho do próximo ano, todas as segundas e quartas-feiras, entre as 14h00 e as 16h30, nas instalações da Escola de Trânsito de Albufeira.
Para inscrição ou mais informações os interessados deverão contactar a Escola de Trânsito (289 599 598) ou a Associação Albufeira Voluntária (289 599 509).
Por: Município de Albufeira





