Equipamento cultural conta com mais de 11 mil utilizadores
Para assinalar os nove anos de abertura ao público, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolheu uma celebração simbólica, que contou com a presença do executivo municipal e dos funcionários deste dinâmico equipamento.
Inaugurada a 17 de dezembro de 2004, a Biblioteca Municipal de Albufeira tem sido uma mais-valia para a população do concelho. Porta de acesso local ao conhecimento, disponibiliza à comunidade um conjunto de ações e serviços adequados às diferentes faixas etárias.
Este espaço cultural, que adquiriu o nome de Lídia Jorge a 7 de outubro de 2009 em homenagem à escritora algarvia homónima, tem vindo a registar um crescente aumento do número de inscrições e de frequentadores. Um motivo de orgulho para o Município, que tem procurado dinamizar o espaço, tornando-o acessível a toda a comunidade.
“A autarquia tem procurado que este equipamento seja um veículo de fortalecimento dos hábitos de leitura dos mais novos, de apoio à autoformação dos cidadãos, de promoção do conhecimento e de acesso à informação e a todas as formas de expressão cultural”, salientou Carlos Silva e Sousa, presidente do Município, manifestando a intenção de tornar a “Biblioteca num espaço de todos, onde cada pessoa possa encontrar os meios para evoluir de forma criativa, acedendo à informação e às atividades que aqui disponibilizamos”. O autarca, ladeado pela vereadora da Cultura, Marlene Silva, pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, e por diversos membros do executivo, soprou, esta tarde, as velas do 9.º aniversário do equipamento.
“Quero enaltecer o trabalho desenvolvido pelos funcionários da Biblioteca Lídia Jorge em prol do desenvolvimento cultural do concelho. É com muito orgulho que estou aqui hoje a celebrar mais um aniversário deste importante equipamento, que visa satisfazer as necessidades de informação, cultura, lazer e educação da comunidade, através da promoção de hábitos de leitura e da prestação de um conjunto de serviços gratuitos, oferecidos com base na igualdade de acesso para todos”, frisou a vereadora da Cultura do Município.
Recorde-se que, além do espólio de livros e de material áudio visual, a Biblioteca proporciona momentos de leitura, de vídeo, oficinas de arte, cursos de informática, recitais de poesia, palestras, sessões de cinema, exposições, apresentações de livros de escritores de renome e muitas outras ações que têm contribuído para a sua dinamização.
BIBLIOTECA EM NÚMEROS
1.259,80 m2 Área Útil
11.500 Utilizadores
41.000 Livros
2.400 CDS
1.800 VHS
2.700 DVDS
370 CDROMS
20 AUDIOBOOKS
150 Requisições diárias
100 Visitas diárias
VALÊNCIAS
SETOR INFANTOJUVENIL
Destinado a crianças e jovens com idade igual ou inferior a 14 anos. É possível consultar documentos, aceder à Internet, visualizar filmes, requisitar documentos livro e não livro. Aqui decorre a “Hora do Conto”, com atividades de leitura para crianças e turmas escolares
SETOR AUDIOVISUAL
É permitida a consulta de livros, (literatura) jornais e revistas, aceder à internet (exclusivamente a quem não é utilizador da biblioteca), visualizar filmes, requisitar documentos livro e não livro
SETOR DE LEITURA E FORMAÇÃO
É permitida a consulta de livros (temáticos, enciclopédias e dicionários). acesso à internet (exclusivamente a quem é utilizador); acesso ao catálogo da biblioteca online a wi-fi.
SALA POLIVALENTE
Tem capacidade para 80 lugares sentados, acolhendo palestras, apresentações de livros, conferências, ateliers, workshops, exposições de arte.
Por: Município de Albufeira
Categorias:Albufeira




