Loulé

VILAMOURA | Inauguração da sede da Federação Portuguesa de Turismo Rural

Realizou-se nos dias 12 e 13 de dezembro de 2013, três importantes acontecimentos na vida da jovem Federação Portuguesa de Turismo Rural.

A inauguração da sua delegação no Algarve (Centro de Negócios e Serviços Vilamoura Jardim) reveste-se de um grande significado pelo facto desta região deter a maior concentração de camas turísticas no segmento de sol e praia e golfe e por ser também ela detentora de um vasto território rural de grandes tradições que deve ser aproveitado para promover o seu desenvolvimento através dos seus produtos endógenos que complementarmente ao segmento sol e praia e golfe poderão potenciar ainda mais esta região contribuindo para a sua coesão equilibrada.

A realização da sua Assembleia Geral que lançou as bases programáticas para a ação da FPTR nos próximos anos e a eleição dos seus corpos sociais para o quadriénio 2014-2018.

Representação Regional

Com vista a uma maior proximidade com os agentes locais e regionais, a FPTR tem o objetivo de abrir Delegações Regionais no Norte, Alentejo, Açores e Madeira, até ao final do ano de 2014, a exemplo da agora inaugurada delegação do Algarve. A Região do Centro será apoiada diretamente pela sede da FPTR que funciona em Idanha-a-Nova.

IMPORTANTES DELIBERAÇÕES

Apoio ao Alojamento Local

A Assembleia Geral da FPTR aprovou por unanimidade, uma deliberação de apoio ao Alojamento Local, sugerindo a sua classificação na dimensão de alojamento turístico.

Visibilidade para o Turismo em Ambiente Rural

A FPTR entende que é urgente dar visibilidade aos territórios rurais através das suas valências diversificadas, defendendo, organizando e promovendo os seus produtos endógenos, orientados numa dimensão de promoção turística quer no interior do País, mas sobretudo numa perspetiva externa de forma a potenciar um desenvolvimento sustentável dos territórios. Com esse objetivo, a FPTR vai organizar, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Centro, o 1º Congresso Nacional de Turismo Rural a meio do ano de 2014 sendo antecedido de um amplo debate a nível regional, de forma a envolver todas as entidades, quer públicas quer privadas, que sob o mesmo objetivo queiram contribuir para a identificação das melhores práticas e estratégias de desenvolvimento.

Realização de um encontro Ibérico a realizar em 2014 em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que visa uma aproximação a Espanha com vista à organização conjunta de estratégias de comunicação para a captação de turistas externos. A culminar este conjunto de iniciativas, na segunda metade de 2015, será realizado um Congresso Internacional de Turismo Rural.

No mesmo sentido, a FPTR dará todo o apoio e participação ao Congresso Regional do Turismo Rural que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo tem já previsto para Maio de 2014.

Por: Federação Portuguesa de Turismo Rural 

Categories: Loulé, Nacional, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.