Albufeira

Época Balnear prolonga-se de maio a outubro

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira reuniu ontem com os concessionários de praia para fazer o balanço do último verão, definir a data oficial de abertura da próxima época balnear e discutir estratégias de atuação para manter e melhorar a qualidade das águas balneares do concelho.

O final do mês de dezembro é ideal para fazer balanços e para preparar o ano que se avizinha. Como já vem sendo habitual a Autarquia aproveita esta altura do ano para promover reuniões com os vários agentes económicos e sociais do Concelho. Ontem o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, acompanhado da vereadora com o pelouro do Ambiente, Ana Vidigal, reuniu com os concessionários das 25 praias de Albufeira. A reunião contou com a presença de representantes da Autoridade Marítima, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA-ARH), da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) e da GNR.

O encontro teve por objetivo fazer o balanço do último verão, definir estratégias de atuação para o próximo ano e fixar a data oficial de abertura da época balnear de 2014 que, por maioria, ficou decidido irá decorrer de 17 de maio a 19 de outubro.

Carlos Silva e Sousa referiu que esta reunião é um procedimento que já se vem realizando há alguns anos e que, agora na sua qualidade de presidente, está a acompanhar pela primeira vez. “O turismo é a nossa atividade com maior destaque, temos as melhores praias do mundo e mais camas do que a Madeira. Somos um exemplo a nível nacional; temos todos os olhos postos em nós e por isso qualquer situação que corra menos bem é logo notícia. Temos que estar muitos atentos e lutar para continuar a manter a nossa posição de liderança; daí a importância da cooperação entre todos os intervenientes: autarquia, concessionários, ambiente e autoridade marítima”. O autarca mostrou-se bastante satisfeito pela decisão de estender a época balnear de maio a outubro, o que já vem a acontecer desde 2009, e “é uma mais-valia para o concelho, uma vez que irá garantir a residentes e turistas a segurança num período mais alargado, quer no que respeita à qualidade da água balnear quer ao nível da oferta dos serviços, informação disponibilizada ao público e limpeza das praias.

A reunião que contou com a presença de mais de cinquenta concessionários de apoios balneares e recreativos foi bastante participada, tendo os presentes manifestado as suas preocupações e apresentado diversas sugestões com vista à valorização da zona costeira do concelho.

Refira-se que em 2013, devido à excelência das suas zonas balneares Albufeira conseguiu alcançar os galardões máximos a nível nacional e internacional, tendo obtido 20 praias com Qualidade de Ouro, 19 Bandeiras Azuis, 12 Praias Acessíveis e 8 Praias Saudáveis.

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira, Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.