AGENDA

AGENDA JANEIRO 2014

Dia 05 | 21h00

“Cantar dos Reis”

Local: Praça Luís de Camões

Org.: União das Freguesias de Lagos (S. Sebastião e Sta. Maria)

Nota: Em caso de más condições atmosféricas o concerto decorrerá na Igreja de S. Sebastião.

Dia 12 | 9h00

Passeio Todo o Terreno

Local da concentração: Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagos

Org.: Associação Humanitária dos Bombeiros

Voluntários de Lagos

A concentração será no Quartel dos BVL onde, a partir das 8h00, estará a funcionar o secretariado. O percurso terá início às 9h00, prevendo-se o final para as 14h00.

De acordo com a organização, pelo caminho, todos os participantes encontrarão um reforço alimentar e serão fornecidas águas.

As inscrições, cujo valor é de 20€, são limitadas, podendo ser feitas até ao dia do passeio. O valor apurado servirá para adquirir material para os BVLagos.

            Mais informações e inscrições para o passeio em www.bvlagos.pt

Dia 19 | 10h00

“Marcha Corrida”

Ponto de Encontro: Edifício Multifunções – Chinicato

Org.: União das Freguesias de Lagos (S. Sebastião e Sta. Maria)

Dia 25 | 21h30

Fado [em] Sinfonia

Local: Centro Cultural de Lagos

Org.: Academia de Música de Lagos

Ana Pinhal

Ana Pinhal

Bilhetes: 10€ (com 50% desconto para menores de 12, maiores de 65, Cartão Jovem, sócios AML e funcionários Câmara Municipal de Lagos)

No âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes e Espetáculos, estrutura financiada pela Direção Geral das Artes / Secretário de Estado da Cultura e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e do Conservatório de Portimão Joly Braga Santos, a Academia de Música de propõe ao público portimonense, a revisitação a uma das maiores bandeiras culturais de Portugal no Mundo: o Fado.

Como Património Imaterial da Humanidade, o Fado é uma das mais fortes exportações culturais de tradição oral da Portugalidade. A Academia de Música de Lagos junta-se a um talento emergente do Fado, Ana Pinhal, para a construção de um programa em torno do Fado Tradicional e Novo Fado, com composições e arranjos da autoria de Manuel Maio, Bruno Ribeiro e o Ensemble algarvio Gato Malvado.

Ensemble algarvio Gato Malvado

Ensemble algarvio Gato Malvado

Dia 27

Comemorações da Elevação de Lagos a Cidade

Estátua de D. Sebastião

Estátua de D. Sebastião

Org.: Câmara Municipal de Lagos

A Elevação de Lagos a cidade representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento claro da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504 até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião. Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal.

Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo então desconhecido.

Comemorar a elevação de Lagos a Cidade é, por isso, motivo de orgulho e de regozijo para todos os lacobrigenses, pois foi graças ao conhecimento, saber, experiência e determinação de muitos que Lagos se tornou num centro privilegiado e de encontro de gerações, culturas e civilizações, que fizeram da Cidade a mais cosmopolita dos séculos XV e XVI, no contexto nacional.

O programa de iniciativas preparado para comemorar esta ocasião será divulgado oportunamente.

♦ EXPOSIÇÕES

ANTIGOS PAÇOS do CONCELHO / APC

Praça Gil Eanes

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta | 9h00 às 17h00

Até 17 de janeiro de 2014

Desenhos de Mario Prencipe

Exposição de Mario Prencipe

Exposição de Mario Prencipe

O desenho que seja um esboço esquemático ou uma representação cuidadosa constitui para Mário Prencipe um meio para fixar, no papel, uma nota ou uma ideia. Os trabalhos aqui apresentados foram executados, predominantemente, durante diversos períodos passados na América Central, no Sudeste Asiático e na Europa.

Mario Prencipe nasceu em Sesto S. Giovanni (Milão) em 1965. Em 1979 frequentou o Liceu Artístico de Milão, tendo-se licenciado em 1983. Em 1989 e 1997 integrou o Catálogo de Arte Italiana “Elite”. Mario Prencipe reside em Portugal há mais de uma década e passa uma parte do ano a viajar pelo mundo. Ao longo do seu percurso artístico tem exposto em vários museus entre os quais se destacam a Galeria Nacional da Costa Rica, o Palácio Nacional da Cultura do Nicarágua, o Museu Miraflores em Ciudad de Guatemala, o Museu Nacional de Grenada e o Museu de Belas Artes em Komsomolsk – na Rússia.  Mario Prencipe está igualmente representado na Shen Chang Art em Hangzhou (China).

POSTO MUNICIPAL de EXPOSIÇÕES / PME

Largo Marquês de Pombal

Até 02 de janeiro 2014

Exposição de Artesanto “Bio-Joias e Artes” – Ysnara Pessoa e Carlos Carvalho

Desde há muito tempo que Ysnara Pessoa se dedica ao artesanato, mas a sua vida mudou quando se deparou com o problema da selva Amazónia, seus índios, sua maneira de estar da vida, e quis participar nessa aventura que se chama SUSTENTABILIDADE DA AMAZÓNIA. Foi aprendendo, estudando e tendo as pessoas certas à sua volta. Dedicou 7 anos da sua vida a este modo de trabalhar, em que quase todo o material que utiliza  é natural  e extraído da floresta de forma ecológica. É artesã credenciada no Estado do Amazonas e em  Portugal trabalha com “bio-joia.”

Carlos Carvalho nasceu em 1965. É formado em Design e Projetação Gráfica pela Universidade da Madeira. Pinta e faz artesanato já há cerca de 15 anos.

♦ ATIVIDADES da BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LAGOS

ADULTOS

  • · CINEMA ÀS QUARTAS

CICLO “LUÍS BUÑUEL”

Dias 08, 15, 22 e 29 │ 21h00

“El resto del tiempo, soledad, ensoñación, un vaso de agua o un café, el aperitivo dos veces al día, un recuerdo que me sorprende, una imagen que me visita, y luego una cosa lleva a la otra, y ya es de noche.”

Luís Buñuel (1900-1983)

In http://www.luisbunuel.org

Dia 08 |Abismos de Pasión”. México, 1953. 91 min. P/B. M/12Q.

Abismos de Passión

Abismos de Passión

Interpretações de Jorge Mistral, Irasema Dilián, Lilia Prado e Ernesto Alonso, entre outros

Música de Raul Lavista, sobre temas da ópera “Tristão e Isolda” de Richard Wagner

Baseado no romance “WutheringHeights” (1847), de Emily Brontë (1818-1848)

Guillermo Cabrera Infante disse deste filme que era “um mau Brontë, mas um bom Breton”, destacando a sua dimensão surrealista. Note-se que no título desta versão passamos do “monte” aos “abismos”, o que inverte todas as conotações. Apesar disso (ou por causa disso), esta adaptação do romance de Emily Brontë é a mais fiel ao espírito da obra, acentuando a “possessão” de Heathcliff/Alejandro na siderante cena final no cemitério (a preferida de Buñuel), nec plus ultra de um ultra-romantismo no cinema. “O Monte dos Vendavais” como nunca foi filmado. Basta compará-la com a versão de Wyler.

Texto: Cinemateca Portuguesa

Dia 15 | “Viridiana”. Espanha, 1961. 90 min. P/B. M/18Q

Viridiana

Viridiana

Interpretações de Sílvia Pinal, Franciso Rabal, Fernando Rey, Margarita Lozano, e Victoria Zinny, entre outros.

Música de Gustavo Pittaluga

Baseado na novela “Halma” (1895), de Benito Pérez Galdós (1843-1920)

Distinções e Prémios:

1961 – Palma de Ouro do Festival de Cannes; Grande Premio do Humor Negro de Paris.

1962 – Grande Prémio da Academia de Cinema Francês; Prémio do Chevalier de la Barre, Paris; Prémio da Crítica Alemã; Grande Prémio do Festival de Cinema de Montreal; Melhor Filme do Ano dos Críticos de Cinema da Venezuela.

1963 – Prémio de Melhor Realizador da Associação de Críticos de Cinema de Londres; Prémio Deusa de Prata da Associação de Críticos de Cinema do México (Pecime)

“Viridiana” foi filmado entre 1960-61, quando Buñuel regressou a Espanha após um exílio forçado de 24 anos. Após a sua exibição pública, à qual assistiu Franco, foi proibido em Espanha até 1977, dois anos depois da morte do ditador. A obra foi igualmente censurada pelo Vaticano (papa João XXIII), sendo classificada como blasfema e indecente. Em Portugal, igualmente proibida, só será exibida em 1976.

Veja mais em:

http://davidlfurtado.wordpress.com/2012/11/10/viridiana-a-humanidade-segundo-luis-bunuel/;

http://www.planocritico.com/critica-viridiana/;

http://www.elmundo.es/elmundo/2012/03/23/cultura/1332510077.html

Dia 22 | “Los olvidados”. México, 1950. 88 min. P/B. M/12Q.

Los olvidados

Los olvidados

Interpretações de Alfonso Mejía, Estela Inda, Miguel Inclán e Roberto Cobo, entre outros.

Música de Rodolfo Halffter, sobre temas de Gustavo Pittaluga.

Distinções e Prémios:

1950 – 4 Prémios “Ariel” da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor História Original e Melhor Argumento)

1951 – Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes

1952 – Prémio da BAFTA (Academia Britânica do Cinema e Televisão)   para o Melhor Filme do ano.

2003 – Atribuição do galardão de “Memória do Mundo” pela Unesco

A grandeza deste filme só se capta quando se sente que Buñuel nunca se refere a categorias morais. Não há qualquer maniqueísmo nas suas personagens. (…) Aquelas crianças são belas, não por fazerem o bem ou o mal, mas porque são crianças mesmo no crime e na morte”. André Bazin (1918 -1958)

Veja mais em:

http://www.pglingua.org/opiniom/as-aulas-no-cinema/5873-a-infancia-marginada-no-filme-qos-esquecidosq

http://www.jornaldepoesia.jor.br/BHAH08luisbunuel.htm

Dia 29 | “Susana, Demónio y Carne”. México, 1950. 80 min. P/B. M/12Q.

Susana, Demónio y Carne

Susana, Demónio y Carne

Interpretações de Fernando Soler, Rosita Quintana, Víctor Manuel Mendoza, María Gentil Arcos e Luis López Somoza, entre outros

Música de Raúl Lavista

“Susana” é um dos mais subversivos e incendiários manifestos cinematográficos de Buñuel. Dele guardamos a inesquecível metamorfose que uma personagem explosiva e profundamente erótica provoca no ambiente familiar que se vive numa quinta. Entre a fuga e o posterior regresso ao reformatório, a perversa Susana destrói o paraíso inicial e transforma-o num inferno diabólico. E depois ainda temos, como mais-valia suprema, a fantástica objectiva que persegue cada personagem num movimento constante, saltando de cena em cena, plano após plano, numa visão alucinante de perdição, vertigem, medo e emoção.

Veja mais em:

http://adignidadedadiferenca.blogs.sapo.pt/63150.html

  • · EXPOSIÇÕES

Entre Sombras e Dizeres

Alcácer Quibir e a Identidade Portuguesa

Pólo de Leitura de Barão de S. João

Exposição bibliográfica e imagética em exibição até 31 de Março 2014

Horário: 10h – 13h; 15h – 17h

Entrada livre

A Batalha de Alcácer Quibir, a guerra e todas as guerras.

O que ficou da Batalha dos Três Reis?

A devastação humana, o caos, o vazio.

A universalidade da dor.

D. Sebastião e Alcácer Quibir: qual o impacto desta associação? Que marcas deixou, qual o seu significado? Que comportamentos individuais e coletivos tivemos? Como nos passamos a (re)ver?

A presente exposição ilustra alguns dos movimentos reflexivos e interpretativos sobre a História e a Ideia de Portugal que foram sendo construídos pelas elites intelectuais e políticas, bem como pelos comportamentos do povo português ao longo dos tempos.

“Entre Sombras e Dizeres” é uma exposição bibliográfica, imagética e sensorial, um imenso texto icónico e verbal, fortemente apelativo à análise crítica dos visitantes. Cruzando linguagens e perspetivas, ele não quer deixar ninguém indiferente, porque na base da sua construção está a convicção de que a figura histórica de D. Sebastião, o acontecimento Alcácer Quibir e o Portugal daquele tempo representam uma fatia da nossa história particularmente paradigmática da capacidade humana, e portuguesa, de superação coletiva, de agregação social e de identificação nacional.

DIVERSOS

Dia 09 | 17h – 18h

ENCONTRO DO GRUPO DOS AMIGOS DE LAGOS

1.ªs Quintas – feiras do mês

Org.: GAL | Apoio: CML

Dias 17, 18, 19 | 10h – 17h

MERCADO DO LIVRO USADO E DAS COLECÇÕES

Antigos Paços do Concelho

3.ºs fins de semana do mês

Venda de livros usados e descatalogados a cargo da Livraria Livros da Ria Formosa e outros comerciantes do livro, ou pessoas individuais.

Compra – Venda – Troca de tudo o que é colecionável: pin’s, selos, moedas, etc.

ATIVIDADES do CENTRO CIÊNCIA VIVA DE LAGOS (CCVL)

A Ciência e a Tecnologia cruzam-se de modo divertido e educativo num local repleto de atividades para visitantes de todas as idades.

O CCVL dispõe de um espaço polivalente, capacitado para palestras, exposições e atividades várias, e de um jardim de Ciência com uma excelente vista para a baía e um pequeno auditório ao ar livre. Nestes espaços dinamizam-se atividades diversificadas que estimulem em todos o gosto pela aventura do saber. A programação inclui palestras para divulgar e debater ideias, observações astronómicas ou oficinas experimentais, planeadas de acordo com o nível etário dos participantes. Aqui, mexer é obrigatório!

Saiba mais e conheça todas as atividades do Centro em lagos.cienciaviva.pt.

♦ FEIRAS e MERCADOS

FEIRAS DE VELHARIAS

Dia 05 | 08h às 14h

Local: Parque de Estacionamento do Complexo Desportivo de Lagos

(1º. Domingo de cada mês)

Dia 12

Local: Chinicato

(2º Domingo do Mês)

OUTRAS FEIRAS

Dia 27 | Feira do Gado em Odiáxere

Local: Largo do Moinho

Venda de gado e artigos diversos

(4ª Segunda-Feira do Mês)

MERCADOS

Segunda a Sábado

Mercado de Artesanato Senegalês

Local: Mercado de Levante

Segunda a Sexta | 09h00 às 22h30

Sábados | 15h00 às 22h30

Venda de artesanato, trancinhas africanas, atividades culturais e gastronomia.

(No âmbito do Protocolo de Parceria celebrado entre o Município de Lagos e a Associação dos Senegaleses e Amigos do Algarve, que tem como grande objetivo a criação de um espaço destinado à divulgação da cultural senegalesa e guineense, suas etnias e gentes, e comercialização de artesanato e artigos africanos).

Dia 04 | Mercado Mensal

Local: Terreno anexo ao Estádio Municipal

Venda de roupa e artigos diversos

(1º Sábado do Mês)

Dias 04, 11, 18 e 25 | Reforma Agrária

Local: Mercado de Levante

Venda de produtos hortícolas de produtores locais (fruta, legumes, aves, flores, mel, doces regionais, chás, ervas aromáticas, etc.)

(Todos os Sábados)

Por: Município de Lagos

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.