AGENDA

“Atelier para Jovens Compositores” da Orquestra Clássica do Sul sob orientação do compositor António Pinho Vargas

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) promove o I Atelier para Jovens Compositores, organização que já tinha levado a cabo em três edições anteriores durante a sua existência enquanto Orquestra do Algarve. Este projeto conta com a orientação do compositor António Pinho Vargas, compositor associado da OCS, e foi pensado para dar a conhecer o trabalho de compositores em início de carreira. As inscrições estão abertas até ao dia 28 de fevereiro de 2014.

atelier_jovens_compositores

Na primeira fase do concurso, serão selecionados até oito compositores, cujas obras serão interpretadas pela OCS, em ensaios abertos ao público, entre os dias 25 e 27 de março de 2014. Numa segunda fase, serão escolhidas duas obras para serem estreadas na temporada 2014-2015 da OCS.

O júri é composto pelo diretor artístico e maestro titular da OCS, Cesário Costa, e por António Pinho Vargas. Natural de Vila Nova de Gaia e contando com um vasto currículo de gravações com dezenas de composições originais, Pinho Vargas tem passado por muitos países da Europa e nos EUA, com músicos como Kenny Wheeler, Steve Potts, Paolo Fresu, Arild Andersen e Jon Christensen. Sobretudo a partir da sua estada na Holanda, António Pinho Vargas tem-se dedicado principalmente à música contemporânea, ocupando lugar de relevo no atual panorama português, com destaque para composições para música de câmara e instrumentos solo. É atualmente Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

regulamento_concertos jovens_compositores

Por: OCS

Categories: AGENDA, Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.