AGENDA

14.º Festival de Música Al-Mutamid no Cine-Teatro Louletano | 25 de janeiro

No próximo dia 25 de janeiro, pelas 21h30, o Cine-Teatro volta a estar na rota do 14.º Festival de Música Al-Mutamid, com um espetáculo que transportará o público para outro tempo e outros continentes.

África e Médio Oriente unem-se neste encontro entre o sudanês Wafir Sheikheldin e o sírio Salah Sabbagh. Os seus intrincados ritmos e melodias são a base para o baile oriental de Erika la Turka, bailarina técnica e expressivamente virtuosa.

Salawa faz um percurso repleto de rigor e sensibilidade, transportando o público à sensualidade sonora que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Mediterrâneo e Médio Oriente.

Wafir Sheikheldin /alaúde árabe, nay, percussões e voz), Salah Sabbagh (darbouka, riq, daf) e Erika la Turka (dança oriental) são os protagonistas deste espetáculo.

O preço das entradas é de 10 euros.

Recorde-se que o Festival de Música Al-Mutamid pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andaluz após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides e recluído em Agmat, a sul de Marrakech onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz.

Este evento visa resgatar e divulgar a música e a poesia que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios, mas também responder a uma oferta turística dotada de peso cultural, complemento das ofertas tradicionais, dando a conhecer povoações e outros lugares de interesse que, por diversas razões, estão ligadas à civilização andaluza.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.