A Câmara Municipal de Loulé procedeu à reposição de uma das peças da escultura “Carimbo da Emigração”, em Almancil, que tinha sido alvo de furto. A escultura da autoria do artista belga Francis Tondeur volta, assim, a ficar completa e a embelezar a rotunda do Jardim das Comunidades.
Recorde-se que esta obra foi inaugurada a 7 de novembro de 2008, data em que se assinalou o 172º aniversário da freguesia de Almancil. Considerado como um verdadeiro bilhete de identidade da freguesia, a emigração é representada nesta escultura por um carimbo. O artista encontrou neste elemento o símbolo de todos os obstáculos burocráticos que os emigrantes enfrentam quando entram num novo país.
Este monumento pretende homenagear não só aqueles que partiram desta terra rumo a vários cantos do mundo em busca de uma vida melhor, mas também as comunidades estrangeiras que encontraram em Almancil um local para (re)fazer a sua vida.
À volta do elemento central desta escultura em bronze encontram-se figuras humanas acompanhadas de malas de viagem para os quais o carimbo representa a monumental barreira do burocrático.
Por: Município de Loulé
Categorias:Loulé