A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria apresenta “Quem Manda Aqui Sou Eu!”, um filme de Tiago Pereira
7 de Fevereiro – Tertúlia Algarvia, Faro
8 de Fevereiro – TEMPO, Portimão
9 de Fevereiro – Castro Marim
‘Quem manda aqui sou eu!’ é um documentário de 52 minutos, o primeiro episódio de uma série sobre música popular local, de Tiago Pereira que tem o mesmo nome que o seu programa de rádio na Antena 1 ‘O povo que ainda canta’.
Este primeiro episódio é sobre o Algarve e apresenta a música popular local e as suas contaminações e que vai ser apresentado no dia 7 de Fevereiro na Tertúlia Algarvia em
Faro, no dia 8 no TEMPO em Portimão e no dia 9 em Castro Marim.
Embora ainda seja uma maquete do que o documentário poderá ser, mostra basicamente a música popular algarvia através dos tocadores de acordeão, dos mandos, dos
travalínguas, das linquitinas, dos bailes e um pouco das práticas musicais da região Algarvia acompanhando também grupos organizados, dos Ranchos ao folk, do hip hop ao experimental como: OrbLua, Descaroçados, Reflect e Marenostrum.
Esta compilação de registos e recolhas de todo o país promete agitar e celebrar ainda mais a Música Portuguesa que já gosta dela própria, o que está bem patente no trailer deste primeiro filme:
Sobre A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria
A MPAGDP conta já com mais de 880 projectos musicais gravados e 1519 vídeos e junta, no mesmo espaço, António Zambujo, Adufeiras de Monsanto, Paus, B Fachada, Márcia, Ornatos Violeta,Samuel Úria, Cuca Roseta, Grupo de Harmónicas de Ponte de Sôr, Grupo Folclórico de Faro, Moças Nagragadas e muitas outras recolhas do património imaterial musical de Portugal. Em 2013 a MPAGDP teve um palco no Festival D’Bandada, produziu e preparou os seus vídeos para serem vistos diariamente no canal 180 da ZON, programou as celebrações do 5 de Outubro na Presidência da República, entre muitas outras coisas.
Sobre Tiago Pereira:
Realizador, videasta, mentor e coordenador do site “A música portuguesa a gostar dela própria” e vencedor do prémio Megafone,Tiago Pereira tem desenvolvido um estilo único a documentar, recolher e misturar imagens em movimento. Os seus filmes transdisciplinares remetem para manifestações de cultura imaterial como a música, rituais e performances, procurando sempre novos usos da tecnologia e novas abordagens à cultura popular e ao tradicional. Na sua já vasta lista de trabalhos destacam-se os premiados11 Burros Caem no Estômago Vazio (2006) e Quem Canta Seus Males Espantam (1998), ou os mais recentes Sinfonia Imaterial (2011), Portugal Shake (2011) e Vamos tocar todos juntos para ouvirmos melhor (2012) encomenda da Fundação Cidade de Guimarães.
Fica o convite para assistirem a uma das apresentações que decorem no inicio de fevereiro de 2014 no Algarve.
Por: Elsa Freixial (pla MPAGDP)
Categorias:AGENDA, Castro Marim, Faro, Portimão





