AGENDA

Documentário Povo que ainda canta / Episódio Algarve: Quem manda aqui sou eu! apresentado na região | 7 a 9 de fevereiro

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria apresenta “Quem Manda Aqui Sou Eu!”, um filme de Tiago Pereira

7 de Fevereiro – Tertúlia Algarvia, Faro

8 de Fevereiro – TEMPO, Portimão

9 de Fevereiro – Castro Marim

mpagdp_foto

‘Quem manda aqui sou eu!’ é um documentário de 52 minutos, o primeiro episódio de uma série sobre música popular local, de Tiago Pereira que tem o mesmo nome que o seu programa de rádio na Antena 1 ‘O povo que ainda canta’.

Este primeiro episódio é sobre o Algarve e apresenta a música popular local e as suas contaminações e que vai ser apresentado no dia 7 de Fevereiro na Tertúlia Algarvia em

Faro, no dia 8 no TEMPO em Portimão e no dia 9 em Castro Marim.

Embora ainda seja uma maquete do que o documentário poderá ser, mostra basicamente a música popular algarvia através dos tocadores de acordeão, dos mandos, dos

travalínguas, das linquitinas, dos bailes e um pouco das práticas musicais da região Algarvia acompanhando também grupos organizados, dos Ranchos ao folk, do hip hop  ao experimental como: OrbLua, Descaroçados, Reflect e Marenostrum.

Esta compilação de registos e recolhas de todo o país promete agitar e celebrar ainda mais a Música Portuguesa que já gosta dela própria, o que está bem patente no trailer deste primeiro filme:

https://vimeo.com/85142425

Sobre A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria

A MPAGDP conta já com mais de 880 projectos musicais gravados e 1519 vídeos e junta, no mesmo espaço, António Zambujo, Adufeiras de Monsanto, Paus, B Fachada, Márcia, Ornatos Violeta,Samuel Úria, Cuca Roseta, Grupo de Harmónicas de Ponte de Sôr, Grupo Folclórico de Faro, Moças Nagragadas e muitas outras recolhas do património imaterial musical de Portugal. Em 2013 a MPAGDP teve um palco no Festival D’Bandada, produziu e preparou os seus vídeos para serem vistos diariamente no canal 180 da ZON, programou as celebrações do 5 de Outubro na Presidência da República, entre muitas outras coisas.

https://vimeo.com/mpagdp

Sobre Tiago Pereira:

Realizador, videasta, mentor e coordenador do site “A música portuguesa a gostar dela própria” e vencedor do prémio Megafone,Tiago Pereira tem desenvolvido um estilo único a documentar, recolher e misturar imagens em movimento. Os seus filmes transdisciplinares remetem para manifestações de cultura imaterial como a música, rituais e performances, procurando sempre novos usos da tecnologia e novas abordagens à cultura popular e ao tradicional. Na sua já vasta lista de trabalhos destacam-se os premiados11 Burros Caem no Estômago Vazio (2006) e Quem Canta Seus Males Espantam (1998), ou os mais recentes Sinfonia Imaterial (2011), Portugal Shake (2011) e Vamos tocar todos juntos para ouvirmos melhor (2012) encomenda da Fundação Cidade de Guimarães.

Fica o convite para assistirem a uma das apresentações que decorem no inicio de fevereiro de 2014 no Algarve.

Por: Elsa Freixial (pla MPAGDP)

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.