Quarteira

Escola de Quarteira recebe projeto “Tocar com Sabores”

O jardim-de-infância da Escola n.º 3 de Quarteira, localizada no bairro da Abelheira, recebe no primeiro semestre do ano o projeto “Tocar com Sabores”, que pretende juntar o toque e a massagem à temática da alimentação de uma forma lúdica e dinâmica, reinventando a forma de dar afeto e carinho e, simultaneamente, promovendo uma alimentação saudável.

imagem

Nesta iniciativa, que tem como destinatários crianças dos 3 aos 6 anos e os pais, estimula-se os sentidos, especialmente o tato e, através de uma alimentação saudável e equilibrada – o paladar, sendo estes sentidos vitais para a sobrevivência do ser humano. Assim, um dos seus objetivos é trabalhar várias áreas do desenvolvimento da criança, apresentando/reapresentando alimentos de forma divertida e simples, dando liberdade para mexer, cheirar, brincar, manusear e por fim experimentar, sempre num contexto de diversão e brincadeira.

Assim, a elaboração de cada atividade é sempre feita tendo por base um tema escolhido. A atividade é composta por dois momentos, um dedicado ao toque e outro à alimentação. No momento de toque, as crianças reproduzem os diferentes passos de uma receita através de movimentos e massagens. No outro momento da atividade, as crianças realizam os diferentes passos para a elaboração de uma receita.

Demonstrar os benefícios da combinação da prática de uma alimentação saudável conjugada com o toque positivo no desenvolvimento das crianças, utilizar o toque como forma de comunicação entre pares, estimular a criatividade, estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional utilizando técnicas de massagem, criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação e utilizar a culinária e a alimentação como momento de comunicação e partilha na família são os principais objetivos do projeto “Tocar com Sabores”. Em suma pretende-se contribuir para formar futuros jovens e adultos saudáveis a nível nutricional e emocional.

Fonte: Ademar Dias – Rádio Horizonte Algarve

Categories: Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.