AGENDA

Seminário no âmbito do programa “Entre Arquivos” | 22 de fevereiro

Estão a decorrer as inscrições para o seminário “Preparar a Preservação Digital” com Rafael António, um dos maiores especialistas nacionais em arquivística. O seminário é de entrada livre e destina-se a técnicos de arquivo, sem experiência em preservação digital, que estejam prestes a iniciar um projeto nesta área. Os interessados podem enviar a sua inscrição para: entrearquivos@gmail.com

entre_arquivos

No próximo dia 22 de fevereiro, às 15h00, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, acolhe o seminário “Preparar a Preservação Digital”. A iniciativa insere-se no âmbito do programa “Entre Arquivos”, um projeto que pretende trazer ao Algarve, até ao final do ano, diversos especialistas na área da arquivística.

Em Albufeira o preletor convidado é o conhecido e reputado especialista Rafael António que irá aproveitar este encontro para sensibilizar os participantes para o impacte do ambiente digital nas “instituições de memória”, em particular nos arquivos.

Num formato eminentemente prático irão ser abordados os seguintes temas: preservação digital: conceitos, normas e principais atores| o futuro ambiente dos arquivos: princípios, especificações e componentes do sistema de informação| Vale a pena preservar? Análise de risco e modelo de decisão| Modelação de processos, identificação de evidências e escolhas de formatos| auditoria de repositórios confiáveis.

Os principais projetos e experiências sobre preservação digital a nível internacional irão estar em cima da mesa para discussão e com base nesta informação será discutido um modelo destinado à preservação digital nos arquivos. No final será lançado o desafio para realização de um trabalho prático que envolva a análise de risco, modelação de processo, identificação dos formatos e metadados de preservação com base no modelo OAIS e auditoria de um repositório confiável.

Júlio Manuel Rafael António é licenciado em Engenharia Informática, mestre em Ciências de Documentação e Informação e tem um MBA com especialização em Gestão da Informação. Foi diretor de Sistemas de Informação e docente universitário convidado na área das Bibliotecas e Arquivos, tendo orientado várias Dissertações de Mestrado. Desenvolveu várias aplicações para Bibliotecas e Arquivos e participou em diversos projetos, entre os quais a Base Nacional de Dados Bibliográfico – PORBASE e o projeto TTOnline. Implementou os programas KOHA e ICA-AtoM em organismos da Administração Pública Central e Local e do Ensino Superior. Foi consultor do Projeto MEF/ACE e autor de diversas comunicações e publicações, das quais destacamos: Desafios profissionais da Gestão Documental (Prémio Raul Proença 2009 da APBAD) e A Gestão Documental na perspetiva do MoReq2010.

“Entre Arquivos” é um projeto que está a cargo de Nélson Vaquinhas, do Arquivo Municipal de Loulé, Marisa Caxias, do serviço de Gestão Documental do Centro Hospitalar do Algarve, e Helena Vinagre, do Arquivo Municipal de Olhão. Conta com a chancela da Universidade de Évora e com o apoio do Município de Albufeira que foi um dos primeiros a aderir ao programa. Uma vez por mês, ao sábado, irão decorrer conferências com diferentes especialistas em vários locais da região.

Por: Município de Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.