AGENDA

Geração mais Qualificada, Geração mais Desempregada em debate | 19 de fevereiro

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, realizam no próximo dia 19 de Fevereiro de 2014, às 21 horas, o quarto episódio da terceira série do ciclo de debates Teia D’Ideias. Este espaço mensal de discussão de ideias tem lugar, como habitualmente, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. A temática em discussão, nesta edição da Teia D’Ideias, será: Geração mais Qualificada, Geração mais Desempregada.

cartaz

A atual conjuntura que todo o ocidente atravessa, na qual “crise” e “desemprego”, são palavras de ordem, as gerações mais jovens atravessam um percurso muitas vezes difícil no que diz respeito à entrada no mundo profissional. Urge a discussão desta temática, nomeadamente porque o novo pacote de incentivos 2014-2020 levado a cabo pela União Europeia, tem como um dos principais objetivos a aposta nas pessoas e o combate ao desemprego jovem. Para a resolução desta problemática é necessário o trabalho conjunto das várias instituições que possuem um papel ativo nesta temática, nomeadamente escolas secundárias, universidades, gabinetes e divisões de empreendedorismo, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outras. É essencial também o debate deste tema junto de jovens que se encontrem no desemprego ou à procura do primeiro emprego e ainda de jovens que encontraram no empreendedorismo a solução para este problema.

Para discutir este tema da “Qualificação e Desemprego” da nova geração, contaremos com a presença no painel de discussão de: Isabel Quirino (Coordenadora Pedagógica da Escola Secundária Poeta António Aleixo – Portimão), Hugo Barros (CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve) e Paulo Carrasco (Coordenador do Pólo de Portimão da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve). Está prevista ainda a presença de um representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Barlavento. A Teia D’Impulsos será representada no painel por Tiago Águas. A moderação do debate de ideias estará, mais uma vez, a cargo do Nuno Silva.

O encontro está aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar activamente no debate. Este será registado em formato áudio, sendo posteriormente transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”.

Salienta-se ainda o apoio da Delta na realização do coffee-break, a quem, desde já, manifestamos o nosso agradecimento. No intervalo da tertúlia, existirá ainda a oportunidade de conhecer e adquirir os livros Teia D’Ideias: Espaço de Cidadania, que agregam as principais conclusões da primeira e segunda série deste ciclo de debates.

Para o dia 26 de Março de 2014 está já agendado o 5º episódio da 3ª série da Teia D’Ideias, subordinado ao tema “Família – A Célula Social Está a Ser Devidamente Apoiada?”. Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em http://www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com.

Por: A Direção da Teia D’Impulsos

Categories: AGENDA, Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.