AGENDA

Sessão de informação sobre diabetes em comunidade escolar | 19 fevereiro

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) realiza, no âmbito do projecto ‘AJDP nas Escolas’, no dia 19 de Fevereiro, entre as 16h00 e 17h30, uma sessão de esclarecimento e sensibilização subordinada à temática da Diabetes, na Escola Básica 2/3 Santo António, em Faro.

ajdp

Abordar a diabetes sob um ponto de vista prático e dinâmico é o objectivo do projecto AJDP nas Escolas, desenvolvido desde 2010. Esta sessão, dirigida aos alunos, professores e auxiliares de educação da Escola Básica 2/3 Santo António, procura dar a conhecer os aspectos mais importantes do dia-a-dia de um jovem com diabetes e salientar os benefícios da prevenção da diabetes tipo II e da adopção de hábitos de vida saudáveis desde cedo.

Carlos Neves, presidente da AJDP, revela que “com esta aproximação às comunidades escolares pretendemos informar os mais novos sobre a Diabetes, desmistificar a doença e sensibilizar para a importância de apostar em hábitos saudáveis, como o desporto e a alimentação equilibrada. Estes são alguns dos objectivos que nos levam a concretizar e a manter a iniciativa projecto AJDP nas Escolas que acreditamos ser essencial para combater o estigma associado à diabetes.”

Diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existe um milhão de indivíduos com diabetes, embora só 56% estejam diagnosticados. A Diabetes tipo 1, afectava, em 2012, 3 200 indivíduos até os 19 anos, manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1].

[1] – Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2013

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org/index.php ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos?ref=ts

Categories: AGENDA, Faro, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.