AGENDA

Concerto de Música Clássica no Museu do Trajo | 22 de fevereiro

Sábado, dia 22 de Fevereiro, 18h00

cartaz

O grupo Alsemble foi formado em 2013 por músicos de diversos instrumentos, residentes no Algarve. Com o intuito de divulgar a música de câmara na região, o grupo procura atuar com diversas formações instrumentais. Desde as mais comuns como duos, trios e quartetos de cordas, com e sem piano, a outras menos conhecidas, como a formação presente neste concerto (clarinete, violino e piano), o grupo Alsemble procura dar a conhecer um vasto repertório e simultaneamente promover o trabalho de novos compositores, interpretando obras compostas nas últimas décadas, juntamente com o repertório clássico.

Joana Vieira Shumova – Piano

Rui Rosa – Clarinete

José Gomes – Violino

Programa: Mozart, Milhaud, Kristinkov, Lamb, Dejonghe, Mischenkov

Entrada: 10 € (Amigos 8 €)

Por: Vânia Mendonça

NOTAS BIOGRÁFICAS

Rui Rosa nasceu em Almada. Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense. É licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra. Estudou em Estocolmo com o Professor Hermann Stefánsson (Professor da Royal University College of Music e Clarinete Principal da Royal Stockholm Philharmonic Orchestra). Foi laureado no Concurso Prémio Jovens Músicos na modalidade de clarinete – nível superior. Participou nos Congressos Internacionais de Clarinete – ClarmeetOporto, em 1997, 1999 e 2001. Tocou como solista com a Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Orquestra Filarmonia das Beiras. Colaborou com o Quarteto de Clarinetes de Lisboa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica do Sul, Orchestre Tutti – Paris, Remix – Ensemble, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian. Colaborou com o pianista Bernardo Sassetti em concertos, gravações de bandas sonoras e trabalhos discográficos onde se destacam: Maria doMar,  Alice, Um Amor de Perdição, Unreal: sidewalk cartoon e Carlos do Carmo Bernardo Sassetti. Atualmente é professor de clarinete no Conservatório Regional do Algarve, no Conservatório de Música de Olhão e na Academia de Música de Tavira.

José Miguel Gomes nasceu em Braga e iniciou o estudo de violino aos 7 anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Obteve em 2000 o 3º lugar no Concurso Regional de Instrumentos de Arco em Braga. Em 2002 tocou a solo com a Orquestra do Norte. Depois de concluído o oitavo grau na mesma escola, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação do professor Katchatour Amirkanian, com quem concluiu a Licenciatura. Ao longo destes anos frequentou master classes com Tomassek, Bárbara Freidoff. Teve a experiência de tocar em várias orquestras como Orquestra de Câmara de Braga, Ensemble Scordatura, Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim, Orquestra Sinfónica Juvenil (como concertino adjunto), Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve e Orquestra clássica do Sul. Trabalhou com maestros como Vasco Pearce Azevedo, Francisco Cardoso, Osvaldo Ferreira, Cesário Costa, Álvaro Cassuto, Christopher Bochmann, Pedro Neves, entre outros. Como professor iniciou-se em 2006 na Academia de Música de Vila Verde. Actualmente lecciona no Conservatório de Olhão e na Academia de Música de Tavira e faz concertos de música de câmara pelo Algarve.

Joana Vieira Shumova nasceu em Lisboa e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve, onde estudou piano com a professora Oxana Anikeeva. Posteriormente ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa e no Instituto Piaget tendo obtido as mais altas classificações. Durante os seus estudos, Joana usufruiu de várias bolsas, nomeadamente Bolsas de Mérito do Rotary Club de Faro e da Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2010 obteve o grau de mestrado com distinção e em 2011 um Artist Diploma, ambos pelo Royal College of Music em Londres, com o professor Ashley Wass, usufruindo de uma Bolsa de Estudo para Aperfeiçoamento Artístico concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2013 obteve ainda na mesma universidade, um segundo mestrado com distinção em Ciências da Performance Musical. Premiada por diversas ocasiões em concursos a nível nacional e internacional, Joana tem atuado como solista e em música de câmara em vários países, tais como Reino Unido, Portugal, Bélgica, Rússia, Espanha, Itália e República Checa.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.