Com o objetivo de prevenir e controlar o desenvolvimento da Thaumetophoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou Processionária, nos pinheiros existentes no Município, a Câmara Municipal de Loulé efetua anualmente, no outono, uma campanha de prevenção à formação de ninhos.
Contudo, nem sempre as ações são totalmente eficazes por fatores que nos são alheios, como por exemplo as alterações climatéricas ou a “imigração” dessas mesmas borboletas de outros pinheiros.
De forma a minimizar os efeitos produzidos após o contacto com a lagarta, recomenda-se o seguinte:
- Nas escolas e outros estabelecimentos onde existam pinheiros, impedir o acesso das crianças à zona de árvores afetadas. Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, deverá ser consultado de imediato o posto médico mais próximo;
- Evitar passar ou levar a passear os animais de estimação em locais de pinhal durante os meses de fevereiro a maio. O contacto dos cães com esta praga, “Lagarta do Pinheiro”, produz um efeito tóxico, que provoca de imediato um grande inchaço, acompanhado de dificuldade respiratória. O cão que apresente estes sintomas deve ser levado e observado pelo médico veterinário.
Por: Município de Loulé
Categorias:Loulé




