Ocorrências

ALGARVE | Cavalos transportados fora das condições legais

No decorrer de uma ação de fiscalização desencadeada ao início da tarde do dia de ontem, 7 de março de 2014, militares do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Faro interceptaram um veículo ligeiro de mercadorias (de matrícula portuguesa e com caixa isotérmica) que fazia o transporte de animais equídeos fora das condições legais de transporte.

O veículo, que circulava na autoestrada A22 no sentido Portugal-Espanha, foi intercetado na área de serviço de Olhão, numa altura em que transportava no seu interior três equideos, não cumprindo as normas das condições de transporte de animais vivos em veículos.

Os animais, que se destinariam presumivelmente a ser comercializados no território espanhol, provinham de uma exploração localizada na área de Faro e eram ransportados por um cidadão português, de 71 anos de idade, proprietário dos animais desde há apenas dois dias.

De referir que nas últimas semanas o indivíduo em questão já havia sido fiscalizado pelo referido Núcleo de Proteção Ambiental, tendo-lhe à data sido elaborado auto de contraordenação por possuir uma exploração de equídeos não licenciada.

Os militares procederam à apreensão dos animais e do veículo que efetuava o transporte, elaborando os competentes autos, salientando-se que devido ao elevado volume de ocorrências (abandono e presença na via pública pondo em risco a circulação viária) com equídeos no Algarve, a Guarda Nacional Republicana tem intensificado a fiscalização nesta matéria.

Por: Comando Distrital de Faro da GNR

Categories: Ocorrências

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.