AGENDA

Conferência no Arquivo Municipal: “O Rei, a Igreja e o Concelho: Loulé entre Poderes na Idade Média” | 15 de março

O Arquivo Municipal de Loulé recebe este sábado, 15 de março, pelas 15h00, a Conferência “O Rei, a Igreja e o Concelho: Loulé entre poderes na Idade Média”, apresentada por Hermínia Vilar, e na qual se pretende fazer uma reflexão sobre a presença e a ligação entre rei, eclesiásticos e elites locais no século XIV.

Arquivo Municipal de Loulé

Arquivo Municipal de Loulé

A história de uma localidade na Idade Média entrelaça-se com a presença e história dos diferentes poderes que aí se instalam.

Loulé é, a este nível, um caso paradigmático. Detentora de informação privilegiada sobre este período, nomeadamente visível nas atas de vereação conservadas no seu arquivo, Loulé permite a elaboração de uma reflexão sobre a importância dos diferentes poderes na sua evolução.

É essa a reflexão que nos propomos realizar para um período centrado, predominantemente, no século XIV e ao longo do qual procuraremos refletir sobre a presença e a ligação, nem sempre pacifica, entre rei, eclesiásticos e elites locais.

Hermínia Vasconcelos Vilar nasceu em Lisboa, em 1962. É professora auxiliar com agregação no Departamento de História da Universidade de Évora, onde leciona desde 1989.

Apresentou provas de agregação em 2007 e doutorou-se na Universidade de Évora, em 1998, com uma dissertação intitulada “As Dimensões de um poder: a diocese de Évora na Idade Média”.

A sua investigação centrou-se desde cedo no estudo das estruturas eclesiásticas e na História Religiosa, estendendo-se ainda à História Social das Instituições e aos problemas decorrentes da formação e organização das elites urbanas, em especial nos séculos XIII e XIV.

Tem participado em diferentes projetos com destaque para: Fasti Ecclesiae Portugaliae (1070-1325); Aux fondements de la modernité étatique en Europe. L’ héritage des clercs médièvaux; História do Alentejo, séculos XII-XX. Aprofundamentos empíricos e A formação das elites e redes clientelares na Baixa Idade Média. Uma observação centrada em Évora.

É atualmente investigadora responsável do projeto PTDC/EPH-HIS/4964/2012 – A Dimensão europeia de um grupo de poder: o clero e a construção política das monarquias ibéricas (séculos XIII-XV).

É autora de 7 livros e de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Entre as publicações mais recentes destacam-se os artigos “Território e Poder em espaços de fronteira: a construção das unidades diocesanas no Sul de Portugal no século XIII”, in La Historia Peninsular en los espácios de frontera: las “extremaduras históricas” y la “transierra” (siglos XI-XV); coord. de Francisco Garcia Fitz e Juan Francisco Jiménez Alcázar, Cáceres- Murcia, 2012, pp. 517-534;“Lineage and territory: royal burial sites in the early Portuguese kingdom”, in Death at Court, ed. De Karl-Heinz Spieß and Immo Warntjes,Wiesbaden, Harrassowitz Verlag, 2012, pp. 159-170. ; « Da vilania à nobreza : trajetórias de ascensão e de consolidação no Sul de Portugal (séculos XIII-XIV)”, in  “Categorias Sociais e Mobilidade Urbana na Baixa Idade Média. Entre o Islão e a Cristandade”, ed. Hermínia Vasconcelos Vilar e Maria Filomena Lopes de Barros, Lisboa, CIDEHUS/Ed. Colibri, 2012, pp. 145-161

É membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. É investigadora integrada do CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e membro colaborador do CEHR- Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.