AGENDA

Iniciativa “Dá a Mão à Floresta” Grupo “Portucel Soporcel” distribui árvores e plantas | 28 de março

O grupo  Portucel Soporcel volta este ano a celebrar o Dia Mundial da Floresta, promovendo um evento de grandeza nacional que começou ontem, 21 de março, em Castelo de Paiva e chega ao Algarve no próximo dia 28 de março, mais propriamente a Aljezur. Sublinhe-se que as plantas a distribuir às populações, são certificadas e produzidas nos viveiros do Grupo, de onde todos os anos saem 12 milhões de plantas de diversas espécies que contribuem para a renovação da floresta nacional. As plantas a oferecer nesta iniciativa foram seleccionadas de acordo com as características de cada região e entre elas encontram-se sobreiros, carvalhos, azinheiras, eucaliptos, alfazemas, alecrins e medronheiros.

cartaz

O Grupo Portucel Soporcel, o segundo maior exportador português e o maior produtor nacional de plantas certificadas, vai voltar a celebrar o Dia Mundial da Floresta – que se assinala a 21 de Março – com a iniciativa denominada “Dá a Mão à Floresta”, através da qual distribuirá milhares de plantas provenientes dos viveiros do Grupo pelas populações de diferentes localidades do País.

A concretizar pelo quarto ano consecutivo, esta acção, que se enquadra na política de Responsabilidade Social da empresa, visa sensibilizar as comunidades contactadas, com especial incidência junto das crianças, para a vital necessidade de proteger a floresta e o meio ambiente.

Muito bem acolhida pelas autarquias em edições anteriores – a iniciativa obteve, no ano passado, a distinção de “Melhor Campanha de Responsabilidade Social” no âmbito do Grande Prémio APCE 2013  (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) – a acção “Dá a Mão à Floresta” constitui uma excelente oportunidade de o Grupo reforçar o seu compromisso público com a geração de riqueza e bem-estar nas regiões onde está presente, promovendo a preservação e valorização da floresta e dos produtos de base florestal.

Este ano, a iniciativa decorre entre 21 e 28 de Março, nos centros urbanos de seis localidades (Aveiro, Aljezur, Castelo de Paiva, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz e Setúbal), onde serão distribuídos, em estreita pareceria com as autarquias locais, vários milhares de plantas características destas regiões, entre as quais eucaliptos, pinheiros mansos, sobreiros, carvalhos, azinheiras, alfazemas, alecrim e medronheiros.

Paralelamente, decorrerão em cada uma das localidades actividades de carácter lúdico e pedagógico destinadas às crianças, especialmente às do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sempre centradas na temática da protecção da floresta e na preservação dos recursos naturais.

Gestão responsável da floresta

Com uma posição preponderante na fileira florestal do eucalipto, o Grupo Portucel Soporcel tem sob sua responsabilidade a gestão de um património de 120 mil hectares de floresta, tendo sido a primeira entidade em Portugal a obter as licenças de uso das marcas de certificação da gestão florestal concedidas pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC (PEFC/ 13-23-001).

O Grupo é também o maior produtor de plantas certificadas em Portugal, já que os seus Viveiros possuem uma capacidade anual de produção de cerca de 12 milhões de plantas de diversas espécies, que contribuem para a renovação da floresta nacional.

A aplicação das melhores práticas de silvicultura, a execução de um plano eficaz de defesa e protecção da floresta contra incêndios e a integração de uma estratégia de conservação da biodiversidade no modelo de gestão florestal, são elementos essenciais da forma como o Grupo gere o património natural sob sua responsabilidade e condição que garante a manutenção da certificação do seu sistema de gestão florestal.

No âmbito da sua política de Responsabilidade Social, o Grupo Portucel Soporcel investe cerca de 3 milhões de euros anuais na prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais, sendo destacadamente a maior participação privada no contexto nacional de protecção florestal.

Categories: AGENDA, Aljezur

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.