AGENDA

Santa Casa comemora Dia Internacional de Monumentos e Sítios | 11 a 16 de abril

cartaz1

Capela da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira: Património de Portugal, património de todos nós!

cartaz2

Sob o tema “Lugares de Memória” realizam-se este ano em Portugal, de 12 a 20 de Abril, as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Ao convite da DGPC (Direção-Geral do Património Cultural) a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira associa-se à esta iniciativa internacional. O património de Albufeira guarda em essência uma natureza evocativa e de celebração. Reencontrar os valores e as memórias no manancial da história do património é o mote essencial para as atividades que a SCMA propõe duranta a semana de comemoração.

O programa de atividades inicia-se no interior da Capela da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, com um concerto de música clássica na noite de 11 de Abril. Esta atividade conta com a colaboração do Conservatório de Albufeira e da Câmara Municipal da cidade.

A área edificada da Rua Henrique Calado, pertencente à SCMA, constitui uma das mais antigas parcelas do centro histórico da cidade e localizam-se dentro do velho perímetro fortificado, implantando-se junto da mais importante porta (a da Praça, ou do Ocidente) e ocupando parte da alcáçova islâmica.

A Capela é a parte mais importante do complexo histórico da SCMA e simultaneamente, a mais antiga. Trata-se de um edifício Património de Portugal que estará aberto à comunidade de 14 a 17 de Abril, entre as 10:00 até 18:00 horas. Poderão ser feitas visitas guiadas que serão integradas nas atividades do Museu de Arqueologia de Albufeira (museu.municipal@cm-albufeira.pt).

Ao lado da Capela, e durante o mesmo período e horário de abertura, decorrerá um Atelier de Artes Tradicionais. Os visitantes poderão conhecer o trabalho ao vivo dos nossos artesãos (utentes da nossa instituição). Tal como apreciar as peças de Cestaria e Tapeçaria resultado da aposta da SCMA na recuperação e manutenção de atividades tradicionais que, no passado, tiveram expressão no Algarve.

A SCMA convida a comunidade a conhecer um património que é seu.

Por: Gabinete de Comunicação e Imagem da  SCMA

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.