No dia 11 de abril a ALGAR irá realizar um workshop sobre “A importância da biomassa em sistema de aproveitamento térmico”, nas instalações do centro de artes e ofícios, junto à Câmara Municipal de São Brás de Alportel, direcionado a técnicos e representantes camarários.
O principal objetivo é apresentar os resultados do projeto concretizado em setembro passado, nas piscinas cobertas municipais de São Brás de Alportel, em que se procedeu à substituição do sistema de aquecimento da caldeira a gasóleo pela alimentação energética da caldeira a biomassa, ou seja a pellets.
Este caso foi alvo de um estudo de viabilidade técnico-económica e ambiental no âmbito do PROFORBIOMED, o qual pode agora ser validado com os dados reais de exploração, nomeadamente ao nível da poupança em custos de combustível.
Assim, e tendo presentes alguns dos pressupostos considerados aquando da realização deste estudo, verificou-se que o consumo e custos anuais previstos para a utilização de pellets, será de cerca de 60% inferior aos atuais realizados com a aquisição de combustíveis, nomeadamente o gasóleo.
Para além da vantagem económica também existem benefícios ambientais, uma vez que as emissões CO2 associada à combustão da Biomassa são consideradas nulas.
A ALGAR pretende ainda com a divulgação deste projeto, contribuir para a dinamização de outras ações concretas em que a biomassa seja a fonte de combustível.
O Workshop vai realizar-se em parceria com a Câmara Municipal de Alportel, que dará o seu testemunho sobre o novo sistema de aproveitamento térmico das piscinas municipais cobertas. O painel de oradores contará ainda com a presença GESTO Energia que falará da importância da biomassa como Fonte de Energia Renovável (FER ) em Portugal e a ALGAR que dará conta das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto PROFORBIOMED.
Os trabalhos vão terminar com uma visita técnica ao novo sistema de aproveitamento térmico das Piscinas Municipais.
Sobre o PROFORBIOMED
É um projeto que visa o desenvolvimento da promoção do uso da biomassa florestal residual na criação de uma cadeia florestal energética sustentável, na bacia do Mediterrâneo, com o intuito de estabelecer um mercado energético da biomassa a médio e longo prazo e baseia-se numa parceira internacional em que estão envolvidas 18 organizações de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Eslovénia.
A ALGAR
A ALGAR é responsável pelo transporte, receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
A ALGAR faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, onde se processam anualmente cerca de 3,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidas em 165 municípios, servindo cerca de 63% da população de Portugal Continental.
Por: Maria-João Carolino | Gabinete de Comunicação e Imagem da ALGAR