Faro

Profissionais do CHAlgarve assinalam Dia Nacional do Doente com AVC com rastreios gratuitos e aconselhamento

Um grupo multidisciplinar de profissionais do CHAlgarve associou-se no dia 31 de Março às iniciativas nacionais desenvolvidas pela Sociedade Portuguesa de AVC para assinalar o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral. Integrada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas, dietistas, técnicos de cardiopneumologia, assistentes técnicos e assistentes operacionais, esta equipa voluntária de profissionais de saúde promoveram um vasto programa de iniciativas gratuitas dirigidas à população, nas quais se incluíram rastreios e sessões de aconselhamento e informação sobre temas relacionados com os fatores de risco e a promoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Unidade de Faro dinamizou acções no Mercado e na Biblioteca

À semelhança de anos anteriores, o Mercado Municipal de Faro voltou a receber o certame onde se realizaram rastreios de avaliação da tensão arterial, frequência cardíaca, índice de massa corporal, perímetro abdominal, glicémia e colesterolémia. Paralelamente, no mesmo espaço e horários, os profissionais de saúde efectuaram avaliações de risco individualizadas e prestaram aconselhamento aos participantes.

No período da tarde, o auditório da Biblioteca Municipal de Faro acolheu uma sessão de esclarecimento aberta ao público. A sessão de abertura contou com as presenças de Miguel Madeira, Vogal Executivo do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Gabriela Valadas, Diretora Clínica do Centro Hospitalar do Algarve, e José Vieira Santos, Enfermeiro Diretor do CHAlgarve

A sessão prosseguiu conduzida por profissionais de saúde, nutrição e educação física que realizaram uma abordadem mais direcionada sobre aspetos ligados ao AVC.

Unidade de Portimão assinala efeméride com 135 rastreios realizados

A unidade de Portimão também assinalou o Dia dedicado ao AVC com uma ação de sensibilização para a adoção de hábitos de vida saudáveis e despiste de situações de risco, para todos os utentes da Consulta Externa e Exames Especiais. De entre as actividades desenvolvidas destacam-se a avaliação do risco cardiovascular, a orientação nutricional, ensinos para a escolha dos alimentos e o controlo da hipertensão arterial.

A ampla receptividade e adesão à iniciativa resultou num total de 135 rastreios realizados, o que de acordo com a organização é expressivo do interesse da população face a este tipo de iniciativas.
De acordo com a Direção Geral de Saúde, o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal. Sendo uma patologia com um elevado peso social, têm havido nos últimos anos, por parte das instituições de saúde, uma grande aposta na prevenção e no controlo dos factores de risco, o que já se traduz numa diminuição de mortes por AVC abaixo dos 70 anos.

Por: CHAlgarve

Categorias:Faro, Portimão

PlanetAlgarve