AGENDA

UAlg acolhe XVII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia | 11 a 15 de abril

“Biologia, um mar de conhecimento” é o tema do XVII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB), que se realiza de 11 a 15 de abril, no campus de Gambelas, em Faro.

cartaz

Este evento, que conta já com 460 inscritos, é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Biologia da UAlg (NEBUA) e reúne anualmente centenas de estudantes de Ciências Biológicas de Portugal, promovendo, junto destes, a divulgação de trabalhos na área da Biologia.

O ENEB conta com o apoio institucional da Ordem dos Biólogos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), do Centro de Investigação do Mar e Ambiente (CIMA) e do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural (CBME).

Este é o terceiro ENEB que se realiza na Universidade do Algarve, tendo sido o primeiro em 2005 e o segundo em 2008. Segundo a comissão organizadora, “a realização do ENEB é cíclica, pelo que já aconteceu em quase todas as universidades do país com cursos na área da Biologia”.

No que diz respeito aos conferencistas, o vice-presidente da comissão organizadora do ENEB, André Soares, explica que “todos foram escolhidos com base no seu perfil e historial académico de excelência”, como é o caso de Zita Martins, engenheira química e detentora de um vasto currículo, e Filipe Castro, responsável pela recente descoberta dos mecanismos moleculares que provocam a ausência de estômago nos ornitorrincos.

Relativamente à importância que este encontro tem para os alunos e ex-alunos, o vice-presidente esclarece que, “além de fornecer uma componente científica de grande qualidade na forma de palestras e workshops, também permite, através da sua componente social, a criação de novos contactos entre estudantes. Isto permitirá, futuramente, uma maior facilidade no estabelecimento de colaborações entre cientistas portugueses e uma maior agilidade na troca de informação científica”.

A organização do ENEB acredita que este evento será importante para a UAlg, já que permitirá uma forte divulgação da oferta formativa da instituição, e os participantes poderão “aperceber-se da relação de proximidade entre os professores, investigadores e alunos da Universidade do Algarve”.

Já para o Município de Faro, André Soares diz que este evento também será relevante porque “a Comissão Organizadora tem trabalhado no sentido de estabelecer contactos, preferencialmente com empresas da zona cuja colaboração será refletida em publicidade a nível nacional”. “A esta dinâmica acresce o facto de que é também promovida por esta Comissão uma visita a Faro, Montenegro e Praia de Faro, algo que publicitará a nível nacional a beleza da cidade e arredores”, acrescenta.

Para a comissão organizadora, este evento é “o clímax de um ano e três meses de planeamento e trabalho afincado. É um orgulho poder representar a Universidade a nível nacional, recebendo os participantes do ENEB de braços abertos na nossa «segunda casa»”, salienta André Soares.

Por: Laura Alves – Assessora de Imprensa | Gabinete de Comunicação e Protocolo da UAlg

Categorias:AGENDA, Faro

PlanetAlgarve