Algarve

Reservas para a Páscoa com aumento de 20% a 30% | Hoteleiros algarvios esperam até 4% de crescimento na ocupação em 2014

As agências de viagens registaram um aumento de 20% a 30% nas reservas para a Páscoa e os hoteleiros algarvios esperam até 4% de crescimento na ocupação em 2014, dado o poderoso arranque de época. 

Marina de Vilamoura

Marina de Vilamoura

“Regista-se claramente um crescimento das reservas da generalidade das operações turísticas, nalguns casos entre os 20% e os 30%”, anunciou Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências da Viagens e Turismo.

O “ambiente económico mais acolhedor” e a “Páscoa tardia, que historicamente é boa para as viagens, são as principais razões desta recuperação que leva a “crer que este ano será de crescimento”. O facto de haver destinos esgotados, como Cabo Verde ou Disneyland Paris, apesar do aumento da oferta de lugares, prenuncia também um crescimento real, uma vez que noutros anos houve menos oferta.

“Ao fim de cinco anos de interregno, este ano vamos crescer entre 3,5% e 4%, assentes num aumento da procura sustentado e que começou nesta Páscoa”, revela Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve. A Páscoa “é o motor de arranque da época turística e, sendo mais tarde este ano, significa que não vamos ter uma interrupção até ao fim do verão”. Elidérico Viegas não espera, porém, que sejam os portugueses a encher hotéis: “As expetactivas baseiam–se no crescimento externo, ainda que os portugueses que ainda fazem férias escolham o Algarve para a Páscoa”, diz.

Segundo o inquérito da Páscoa da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), “os hoteleiros mais otimistas são os do Algarve e Lisboa, com 90% e 68% dos inquiridos, respetivamente, a considerarem que este será um período melhor que o homólogo do ano anterior”. Cristina Siza Vieira, presidente da Direção Executiva da AHP, aponta que “nos dois últimos anos, as respostas obtidas neste inquérito revelaram uma tendência negativa. Ao contrário, este ano, os hoteleiros estão otimistas e alguns preveem mesmo esgotar neste período”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Categories: Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.