O SEP – Direcção Regional de Faro reuniu anteontem, 8 de Abril na sede do BE em Portimão, com os Deputados João Semedo e Cecília Honório, a pedido destes e no âmbito das suas jornadas parlamentares no Algarve.
Foram apresentadas as preocupações por parte do SEP relativamente à grave carência de profissionais de saúde no Algarve, em particular de enfermeiros, quer nos cuidados de saúde primários, quer nos cuidados hospitalares, mas também nos cuidados paliativos e na área dos comportamentos aditivos e das dependências.
Dessa reunião resultou um Projecto de Resolução que “propõe que a Assembleia da República recomende ao governo a abertura de concursos para responder às necessidades de enfermeiras/os identificadas/os pelas Administrações Regionais de saúde (ARS) nas unidades hospitalares e nos cuidados de saúde de proximidade”.
Pode ler-se no projecto de Resolução que “Faltam milhares de enfermeiros no SNS; por exemplo, só na região do Algarve, estão em falta cerca de 350. No entanto, apesar da evidente carência de profissionais de enfermagem, o governo insiste em não abrir concursos para a sua contratação.”
O BE considera um “paradoxo” haver falta de enfermeiros nas unidades dos SNS, no entanto há imensos enfermeiros no desemprego, com baixos salários ou sujeitos a forte precarização laboral.
A este propósito relembra ainda o BE que o desemprego é o principal motivo que leva os enfermeiros a emigrar, sendo que 1/3 dos enfermeiros que terminam a licenciatura emigram, passando de 609 pedidos em 2009 para 2500 em 2013!
No Projecto de Resolução é destacado também um estudo da OCDE de 2010 – “Health at a Glance – Europe 2010”, segundo o qual o número médio de enfermeiros por mil habitantes nos países da União Europeia era de 9,8, ao passo que Portugal se cifra nos 5,7. Atrás de nós só a Roménia, a Polónia, o Chipre, a Grécia, a Bulgária e a Turquia.
O SEP tem vindo frequentemente a manifestar junto dos Partidos Políticos que a contratação de enfermeiros para o Algarve é uma prioridade. Recentemente esteve com o PCP nas suas jornadas parlamentares no Algarve e com o Secretário-Geral do PS, em Faro, por altura da campanha para as Autárquicas.
O SEP espera contribuir para a elevação do debate político ao nível da Assembleia da República sobre a grave carência de enfermeiros e que o Governo/Ministério da Saúde olhe seriamente para este flagelo e tome medidas imediatas para a contratação de enfermeiros, em especial no Algarve.
Por: SEP/Faro