Algarve

ALGARVE | Níveis de pólen no ar muito elevados até quarta-feira

Níveis concentrados de pólen serão causados sobretudo pelo carvalho, pinheiro, cipreste e azinheira.

Foto Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Foto Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia anunciou que os níveis de pólen na atmosfera deverão estar muito elevados em quase todo o país até à próxima quarta-feira, à excepção das ilhas onde os valores serão baixos.

Os níveis concentrados de pólen serão causados sobretudo por árvores como o carvalho, o pinheiro, o cipreste e a azinheira.

A alergia a pólen é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema)”.

De acordo com o boletim polínico esta sexta-feira divulgado, os níveis de pólen estarão muito elevados no Douro Litoral e região do Porto, na Beira Litoral e região Centro, na Beira Interior, na Estremadura e região de Lisboa e no Alentejo e Algarve.

No Norte e Centro do país, o principal problema será causado pelo pólen de carvalhos, pinheiro, viodeiro e cipreste, mas também pelas ervas urtigas, gramíneas e parietária.

Na Estremadura e região de Lisboa, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, sobretudo os das árvores azinheira, pinheiro, oliveira e cipreste e das ervas urtigas, parietária e azedas.

No Alentejo e no Algarve, as espécies com maiores valores de pólen concentrado serão a azinheira, o pinheiro e o sobreiro, além das urtigas, azedas, gramíneas e tanchagem.

A Sociedade realça ainda que, nos Açores e região de Ponta Delgada e na Madeira e região do Funchal, o pólen encontra-se em níveis muito baixos.

O Boletim Polínico informa semanalmente sobre os níveis de pólenes existentes no ar, através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua destas substâncias em várias regiões do país.

Categories: Algarve, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.