AGENDA

A Arte da Revolução | Tertúlia e apresentação do projecto “40 25s – Abril no Algarve | 23 de abril

Na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, pelas 21h30, o encontro está marcado na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, para uma noite de tertúlia sob o mote “A Arte da Revolução”. O pintor e militar de Abril, Franco Charais, e o poeta Fernando Reis Luís sentar-se-ão à mesa para uma conversa sobre o lugar e o papel da arte no despertar das consciências e na expressão dos valores da liberdade e da igualdade.

cartaz

Como é que a arte fez Abril? O que mudou no campo artístico nos últimos quarenta anos? As expectativas que emergiram com a Revolução foram concretizadas ou ainda estão por se realizar? Continuará a arte a ser um instrumento de mudança nos dias de hoje e um alicerce das gerações futuras?

A tertúlia “A Arte da Revolução” enquadra-se no projecto “40 25s – Abril no Algarve”, promovido pela associação Teia D’Impulsos em parceria com a Editora Arandis, o qual será apresentado ao público nesta mesma sessão de dia 23 de Abril.

O projecto “40 25s – Abril no Algarve” visa sensibilizar os cidadãos e promover a reflexão sobre as conquistas da Revolução, concentrando o enfoque a uma escala regional. Essa viagem pelos 40 anos de democracia em Portugal será feita através das memórias daqueles que viveram de perto o 25 de Abril de 1974 mas também dos que nasceram já depois da Revolução e que, no seu dia-a-dia, nas suas escolhas, nas liberdades adquiridas, nos direitos exercidos são, mesmo que irreflectidamente, herdeiros de Abril.

Ao longo de um ano, com início em Abril de 2014, o projecto “40 25s – Abril no Algarve” irá desenvolver-se em duas vertentes. A primeira será a organização de tertúlias que visam reflectir sobre aspectos específicos do 25 de Abril de 1974 e dos quarenta anos de democracia que agora se comemoram. “A Arte da Revolução” é a primeira de um conjunto de tertúlias que se decorrerão até Abril de 2015. A outra vertente do projecto concretizar-se-á com a recolha de um conjunto lato e diverso de testemunhos, com o objectivo de revitalizar a memória do que foi (e do que é) o 25 de Abril no Algarve. Ao longo do ano e de forma contínua, estes testemunhos serão divulgados por via de um blogue dedicado ao projecto. No final, serão seleccionados aqueles que se revelaram mais significativos e editados em livro. Tudo, para que se continue a construir Abril. Sempre.

Por: Teia D’Impulsos

Categories: AGENDA, Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.