Está agendada para o dia 6 de maio a apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve. Trata-se de uma iniciativa do Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e do Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Carlos Gracias. A apresentação vai ter lugar a partir das 15h30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, no Largo de São Francisco, em Faro. O evento incluirá degustações de Vinho do Algarve e de produtos regionais.
VINHOS DO ALGARVE
ENTRE CACHOS VINHOS E HISTÓRIA
Há numerosas referências relativas à tradição e importância da vinha no Algarve. Pensa-se que foram vários os povos que introduziram a produção de vinho na região: Fenícios, Gregos e os Celtas. Existem ainda referências importantes sobre o vinho, como as descritas no “Foral de Tavira” (1266) por D. Afonso III, ou no “Foral de Porches” (1286) por D. Dinis.
Os “Vinhos do Algarve” são produzidos neste precioso “terroir”, através da vinificação das suas mais tradicionais castas: Síria, Moscatel, Arinto, Negra-Mole, Trincadeira, Aragonês ou Castelão, obtendo-se néctares elegantes, equilibrados e fáceis de beber.
A produção de vinhos brancos e rosados está numa fase de grande expansão, sendo estes praticamente consumidos durante o Verão em linha com o fluxo turístico da região O vinho constitui ainda, em termos de oferta turística, um produto complementar com forte poder de atração, aliando a história à cultura e à gastronomia regional, potenciando também o turismo em espaço rural e o turismo de natureza. Queremos desta forma incluir os “Vinhos do Algarve” na rota dos que procuram a região, proporcionando-lhes experiências inesquecíveis.
A REGIÃO VITIVINÍCOLA DO ALGARVE
A Região Demarcada do Algarve data de 1980, está localizada no extremo Sul de Portugal e coincide geograficamente com o distrito de Faro. Toda a sua área corresponde à zona produtora de Vinho Regional Algarve e vinho Licoroso de Indicação Geográfica “Algarve”. Na zona litoral, marginando a costa Atlântica/Mediterrânea, localizam-se as quatro regiões produtoras de vinhos de “Denominação de Origem”: DOC Lagos, DOC Lagoa, DOC Portimão e DOC Tavira. A região pretende afirmar-se, não pela quantidade, mas pela qualidade e especificidade das suas produções que, aliando a sua localização única, de influência Mediterrânea e Atlântica, confere características especiais aos vinhos aqui produzidos, determinadas essencialmente pelo “terroir” e competência do vitivinicultor e enólogo, os quais se poderiam classificar de “vinhos de autor”. A região vitivinícola do Algarve encontra-se numa fase de crescente notoriedade, despertando o interesse de críticos e peritos nacionais e internacionais. Quanto à qualidade dos “Vinhos do Algarve”, esta também tem vindo a ser reconhecida de onde se salientam as várias distinções obtidas em prestigiados concursos nacionais e internacionais.
PRODUTORES VITIVINÍCOLAS DO ALGARVE
DOP LAGOS
DOP PORTIMÃO
DOP LAGOA
Única – Adega Cooperativa do Algarve
DOP TAVIRA
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com Rota dos Vinhos do Algarve





