S. Brás de Alportel

Proteção Civil focada na defesa da floresta e prevenção de incêndios florestais em São Brás de Alportel

A Comissão de Defesa da Floresta de São Brás de Alportel, reuniu-se no passado dia 15 de abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para discutir o Plano Operacional Municipal para o ano 2014 apresentado pelo Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta, o qual foi aprovado por unanimidade.

São Brás de Alportel - Serra

São Brás de Alportel – Serra

O Plano Operacional Municipal consiste numa atualização anual do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que permite a sua operacionalização, em particular para ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós – incêndio. No Plano estão também incluídos o levantamento de meios e recursos locais, o dispositivo operacional e a cartografia de apoio à tomada de decisão.

Tendo em conta a proximidade do período crítico de incêndios florestais foi também apresentado o programa de intervenções e de atividades previsto para os próximos meses, dando sempre atenção à perigosidade de incêndio florestal que caracteriza o concelho de São Brás de Alportel, procurando definir as melhores medidas e estratégias a adotar nesta fase.

No mesmo dia reuniu ainda a Comissão de Proteção Civil de São Brás Alportel que determinou a realização de um exercício de proteção civil a concretizar durante o mês de maio, no qual serão testados procedimento, metodologias, recursos e comunicações, com o intuito de promover uma melhoria contínua na resposta a situações de exceção/inesperadas. Este tipo de exercícios serve ainda o propósito de testar o Plano Municipal de Emergência de São Brás de Alportel, um instrumento de apoio a situações de emergência.

Nesta reunião foram ainda apresentadas as ações realizadas pelo Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta no âmbito da autoproteção e prevenção contra os fogos florestais até ao momento. Com o lema “A floresta não tem olhos, olhe por ela!” este grupo de trabalho incentiva a população a ter uma atitude preventiva, através de pequenas intervenções que podem fazer toda a diferença como, por exemplo, a limpeza de matos e de arvoredo a cerca de 50 metros das suas habitações.

Por: Município de São Brás de Alportel

PlanetAlgarve