Tavira

Alunos de Tavira recebem diplomas de “Heróis da Fruta”

Cerimónia oficial contou com a presença de Mário Silva, presidente e fundador da APCOI

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil visitou a EB Horta do Carmo, em Tavira, uma das vencedoras da iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável Médis 2013-2014” e presenteou todos os alunos com uma grande festa para celebrar o sucesso desta escola num dos principais objetivos do projeto: sensibilizar as famílias e a comunidade escolar, através da música, para a necessidade de adotar hábitos alimentares mais saudáveis, sobretudo no que se refere ao consumo diário de fruta, de modo a contrariar a estatística nacional deste consumo, que é apenas de “2% nas crianças até aos 8 anos de idade” (FONTE: COSI 2008). A animação foi garantida com “Vira-Vento” o palhaço mais saudável do país e a participação de várias mascotes infantis: Sushi, Yago e DJ Tec Tec.

A cerimónia oficial de entrega dos diplomas às crianças contou com a presença de Mário Silva, presidente e fundador da APCOI.

Os 316 alunos da escola EB Horta do Carmo, em Tavira, receberam no seu recinto escolar a «Super Festa dos Heróis da Fruta». Este espectáculo teatral interactivo, contou com diversos animadores e mascotes infantis que relembraram às crianças quais os principais mandamentos dos “Heróis da Fruta” através de jogos pedagógicos e atividades promotoras de atividade física. No final, os alunos receberam frutas, mochilas, livros e balões, entre outras ofertas saudáveis!

Antes da festa, realizou-se a cerimónia oficial de entrega dos Diplomas aos alunos vencedores que contou com a participação da Vereadora da Educação do Município de Tavira, Ana Paula Martins e da diretora da EB Horta do Carmo, Jovita Ladeira.

Esteve também presente, Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, que elogiou o envolvimento dos alunos da região algarvia nesta edição do projeto: “Estamos ainda a avaliar os resultados deste ano, mas podemos afirmar que as escolas do Algarve se destacam pela positiva.

Pelo segundo ano consecutivo temos uma escola vencedora desta região que registou a maior adesão de sempre”.

A digressão dos “Heróis da Fruta” pelas escolas vencedoras prolonga-se até ao final do ano letivo, nas seguintes datas: Açores, Ponta Delgada, Colégio do Castanheiro – 11 de junho; Açores, Ribeira Grande – C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela – 12 de junho; Braga, Fafe, JI Montelongo – 23 de junho.

No ano lectivo 2013-2014 este projecto envolveu um total de 70.357 alunos de 3.253 turmas de 1.159 creches, pré-escolar, jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Nos últimos meses, as escolas concluíram diversas etapas com várias atividades entre as quais se incluiu um programa educativo de incentivo ao consumo da fruta, desenvolvido pela APCOI e implementado nas salas de aula em colaboração com os professores e educadores. Durante uma dessas etapas, as escolas convidaram os adultos a participar nesta iniciativa através do seu voto nos “Hinos da Fruta”, ou seja, nas canções criadas pelas crianças com o propósito de partilhar as importantes lições sobre alimentação saudável que aprenderam ao longo do projeto.

«Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável 2013-2014», é desenvolvido gratuitamente nas escolas pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, apoiado pela Médis como mecenas principal e pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal como mecenas oficial. A iniciativa conta ainda com o generoso apoio de várias entidades, que é essencial para que a cada ano letivo se possa dar continuidade a este projeto, nomeadamente:

Parceiros – Direção Regional de Educação da Madeira, Fluviário de Mora, LazyTown/Vila Moleza, Krazy World Zoo, Monte Selvagem e Musical “Robin dos Bosques” de Filipe La Féria.

Apoios – Agência Zero Fotografia, Águas do Vimeiro, Associação de Produtores de Maçãs de Alcobaça, Bicho Carpinteiro, Drope, Imacx, Immochan e JP Sá Couto.

Autarquias Parceiras – Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Câmara Municipal de Amadora, Câmara Municipal de Boticas, Câmara Municipal de Campo Maior, Junta de Freguesia Cascais Estoril, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Câmara Municipal de Celourico de Basto, Câmara Municipal de Coruche, Câmara Municipal de Esposende, Câmara Municipal de Estarreja, Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Lourinhã, Câmara Municipal de Mação, Câmara Municipal de Mealhada, Câmara Municipal de Óbidos, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Câmara Municipal de Portalegre, Câmara Municipal de Portimão, Câmara Municipal de Porto, Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Setúbal, Câmara Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Câmara Municipal de Vila Nova do Poiares, Câmara Municipal de Vizela, Câmara Municipal de Vouzela.

Todas as informações sobre o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» estão disponíveis em www.heroisdafruta.com.

«Heróis da Fruta» um modelo de pedagógico de sucesso

Os resuldatos da sondagem realizada junto de uma amostra de 120 professores e educadores no final da última edição revelam que 92% consideram que o projeto teve um “Bom” ou “Muito Bom” impacto junto das crianças e 100% valoriza com muito interesse a facilidade de utilização da linguagem dos “Heróis da Fruta” para motivar as crianças a fazer as escolhas mais saudáveis. Os dados reportados pelas crianças participantes na 1ª edição permitiram ainda verificar aumento efetivo de 20% no consumo diário de fruta , em relação ao consumo reportado antes da intervenção. No entanto, os dados do estudo COSI Portugal 2008 (Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial de Saúde) são ainda preocupantes, na medida em que apenas 2% das crianças portuguesas ingere fruta fresca diariamente. Deste modo, a APCOI regressou às escolas para continuar a combater a obesidade infantil e a incentivar as crianças a consumir mais fruta, promovendo a 3.ª edição desta iniciativa gratuita de educação para a saúde.

No presente ano letivo, o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável Médis 2013-2014» registou a inscrição de 70.357 alunos de 3.253 turmas de 1.159 estabelecimentos de ensino de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Site Oficial: http://www.heroisdafruta.com

Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças,

ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 154.925 crianças através das seguintes iniciativas: 136.205 inscritas em três edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 7.500 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.475 foram atendidas por nutricionistas em rastreios gratuitos. (Dados atualizados a 22 de Janeiro de 2014).

Por: Equipa Heróis da Fruta

Categories: Tavira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.