Lagos

Parque de Merendas de Barão de S. João foi requalificado

O Parque de Merendas de Barão de S. João foi alvo, durante esta semana, de uma intervenção de requalificação, apresentando-se agora com mais dignidade, convidando a uma visita.

Parque de Merendas de Barão de S. João requalificado - foto CMLagos

Parque de Merendas de Barão de S. João requalificado – foto CMLagos

O Parque de Merendas do Perímetro Florestal de Barão de São João, no Concelho de Lagos, fica localizado no Sítio da Mata.

Espaço muito agradável, com muita sombra, bancos e mesas em madeira e barbecues para piqueniques.

Área de cerca de 200 hectares, localizado na zona da Rede Natura 2000 – Costa sudoeste. Possui três barragens para combate a fogos florestais e dispõe ainda de um circuito de manutenção com 14 estações e um parque de lazer. Oferece seis percursos pedestres, sendo que alguns podem ser percorridos de bicicleta. No parque das merendas, local apetrechado para piqueniques, também encontra um parque infantil.

Mata Nacional de Barão de São João, por Junta de Freguesia de Barão de S. João

Mata de Barão de S. João - foto CMLagos

Mata de Barão de S. João – foto CMLagos

Inserida no Património Natural de Lagos, a Mata constitui-se como um local ideal para quem deseja um contacto directo com a natureza.

A Mata Nacional de Barão de São João teve grande importância na época dos Descobrimentos, visto fornecer matéria-prima para a construção naval.

Actualmente pode-se encontrar na Mata Nacional de Barão de São João, percursos pedestres, um parque de merendas e um circuito de manutenção.

No que se refere aos percursos pedestres, são seis os percursos existentes e alguns podem ser percorridos em BTT.

Entre pinheiros, acácias, eucaliptos, medronheiros e sobreiros, encontrará também imensos animais que compõem a importante reserva de fauna cinegética aí existente.
Na zona da Pedra Branca existe um Menir do Paleolítico, denominado Pedra do Galo.

O Parque de Merendas é um espaço situado perto da Casa do Guarda, equipado com mesas e bancos em madeira, possuindo também grelhadores, onde só poderá ser utilizado carvão devido a perigo de incêndio.

Neste local poderá deliciar-se com um piquenique ou apenas descansar após uma caminhada, por sua vez as crianças encontram  neste local um Parque Infantil para as seus divertimentos.

Ao utilizar o Parque deverá ter em conta algumas situações: preservar os equipamentos; depositar o lixo nos contentores; não fazer fogueiras fora dos grelhadores; respeitar a natureza (fauna e flora); evitar barulhos excessivos e vigiar as crianças.

O Circuito de Manutenção situa-se junto do Parque de Merendas, constitui-se como um equipamento desportivo público que permite a prática de exercícios físicos.

Apresenta 14 estações colocadas de 100 em 100 metros, com obstáculos pré-construídos.

É chegada a altura de sugerir um traçado turístico, assim, quando se chega à cidade de Lagos (rotunda do Estádio Municipal), segue-se no sentido de Bensafrim. À saída das Portelas, toma-se à esquerda a EM 531-1 sentido Barão de São João, que vai passar pelo sítio do Monte Judeu.

Seguindo em direcção a Sagres e depois de entrar em Barão de São João, toma-se a esquerda. Junto a um Jardim com um Chafariz (a população vinha a este local buscar água quando não era canalizada, e hoje ainda é utilizada) segue-se para a direita em direcção à Mata Nacional. Pode-se aproveitar este percurso para observar o Património Cultural de Barão de São João, nomeadamente algumas habitações térreas com telhados de uma ou duas águas, chaminés bastante típicas, exemplares característicos não só da freguesia, mas também do Barlavento Algarvio.

À entrada da Mata Nacional, à esquerda encontrar-se-à o Centro Cultural de Barão de São João, onde são normalmente realizadas as Festas, Exposições, Reuniões, entre outros eventos. Neste local encontra-se instalada a Ludoteca Municipal, o Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas- Lagos, o Parque Infantil, e um Pólo Museológico, acessível por marcação, na Junta de Freguesia ou no Pólo de Leitura.

Seguindo para o interior da Mata ,o caminhante encontrará 6 percursos pedestres sinalizados, que são definidos em circuito, permitindo-lhe regressar ao ponto de partida. Por outro lado, pode-se seguir pela Mata e tomar o sentido Parque de Merendas, junto à Casa do Guarda, fazer uns exercícios físicos no Circuito de Manutenção, e no final saborear um piquenique enquanto as crianças brincam no Parque Infantil existente no local.

Após um breve descanso retomar-se-à o passeio visitando o interessante património edificado:

Poder-se-à também utilizar outros acessos além do proposto, que se passam a enunciar: chegando às Portelas segue-se em direcção a Bensafrim, e percorridos cerca de 5 Km, vira-se à esquerda em direcção a Barão de São João tomando a EM 535. Poder-se-à também chegar a Lagos e tomando o sentido Luz/ Sagres pela EN 125, virar no cruzamento para Espiche, e seguir o sentido Barão de São João.

E, como última alternativa, seguir em direcção a Sagres pela EN 125, e virar à direita no cruzamento para Barão de São Miguel, chegando a esta aldeia serão percorridos cerca de 4 Km até chegar a Barão de São João.

Categories: Lagos, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.