Castro Marim

Sabores e saberes na 7.ª Edição da Terra de Maio no Azinhal

Gastronomia, produtos tradicionais, Sal de Castro Marim, mostra de vinhos, artesanato, equitação, folclore e música tradicional portuguesa constituem o programa da 7.ª Edição da “Terra de Maio”, que decorre, de 09 a 11 de maio, no Centro Multiusos do Azinhal.

Terra Maio 2014

Terra Maio 2014

Este certame, que tem como divisa os sabores, a sabedoria da terra e a promoção e incremento da Cabra da Raça Algarvia, inicia, dia 9 de maio, às 18.30 horas, com uma arruada pela Banda Musical Castromarinense, pelo recinto da “Terra de Maio”, seguida da inauguração da exposição “Tampas de lata de conserva”, da coleção particular de José Alexandre Pires, e da abertura do Laboratório de Gostos pela Escola de Hotelaria de V.R.S.A.

Às 19.30 horas, chegam os primeiros sons ao palco da 7ª Edição da “Terra de Maio” através do espetáculo de Fado & Flamenco de Miguel Drago e Virgílio Lança com Inês Graça & Pepe de La Punta.

Uma hora depois, haverá uma mostra de vinhos do Algarve pela Confraria dos Enófilos do Algarve, a par da confeção de uma cataplana de frutos do mar, da responsabilidade do Chef Abílio Catarina, que, decerto, vai agradar o palato dos visitantes.

O primeiro dia da “Terra de Maio” termina com um espetáculo do humorista Marco Horácio com o projeto “Rouxinol Faduncho”.

No sábado, a jornada dedicada às coisas da terra começa às 10.30 horas com o seminário “O regresso ao Mundo Rural, numa nova trajetória económica”, com a participação da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP).

Ao início da tarde, já com o certame em funcionamento e muita animação musical, terá lugar a apresentação e degustação de chocofigo, seguindo-se o ateliê do pão, a degustação de azeites “Cartuxa”, “EA” e “Álamos”, da Fundação Eugénio de Almeida e demonstração de uma “Vila de Ameijoas”, pela Cooperativa Formosa.

Às 18.30 horas é a vez dos visitantes poderem apreciar demonstrações equestres pela Associação Amigos do Cavalo e um ateliê de falcoaria intitulado “Uma nobre arte de caça”.

A fechar o dia de sábado, haverá folclore com o Grupo Folclórico de Faro, música de baile e às 21.30 horas sobe ao palco principal das festas a Banda “Diapasão” para um concerto de grandes emoções.

Domingo, dia 11 de maio, último dia da 7.ª Feira da “Terra de Maio”, tem início, às 09.00 horas, o 1.º Passeio TT turístico “Por Terras de Maio”, numa organização da Casa do Povo do Azinhal e Associação Recreativa e Cultural – Azinhal (ARCA).

À tarde, voltam os Workshops, o Laboratório de Gostos, as atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças como os ateliês do burro e  do pão e, ainda, os sons do folclore e da música de baile.

A 7.ª Edição da “Terra de Maio” prossegue, às 20.00 horas, com um stand-up do humorista Serafim.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Azinhal, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) e tem a colaboração da Eurocidade do Guadiana, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), da Entidade Regional do Turismo do Algarve (ERTA), da Escola de Hotelaria do Algarve e da Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve.

Por: Município de Castro Marim

Categories: Castro Marim

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.