AGENDA

Adriana Nogueira é a próxima convidada do ciclo de palestras “Livro: passado, presente e futuro” | 9 de maio

Adriana Nogueira, docente da Universidade do Algarve e doutorada em Literatura e Cultura Clássica, é a próxima convidada do Ciclo de Palestras “Livro: passado, presente e futuro”, que decorrerá no dia 9 de maio, pelas 18h00, na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

Esta palestra irá tratar dos livros, das bibliotecas e das leituras na antiguidade clássica, abordando assuntos tão contemporâneos, como as cópias, os plágios e o direito de autor. Irá também apresentar algumas propostas para melhor aproveitarmos o que até nós chegou dos Antigos, isto é, como usufruir, com a maior qualidade possível, da leitura dos textos da antiguidade.

Sobre a palestrante:

Adriana Freire Nogueira, doutorada em Literatura e Cultura Clássica, é atualmente Diretora da Biblioteca da Universidade do Algarve e docente do Departamento de Artes e Humanidades. Com vasta obra publicada na área dos estudos clássicos, na qual, de igual modo, apresenta trabalhos de tradução de grande relevo (são os casos de Eutidemo e Teeteto, de Platão) e diversas conferências, em Portugal e no estrangeiro, Adriana Freire Nogueira é igualmente escritora de livros infantis (como, por exemplo, “As verdadeiras aventuras de Hércules” e “As novas aventuras de Hércules) e foi autora de um blog, A Senhora Sócrates, no qual oferecia apontamentos de textos clássicos como reflexões para assuntos da atualidade. Diz de si mesma ser uma classicista entusiasta de muitos outros saberes. A sua participação como cronista residente do suplemento Cultura Sul do Postal do Algarve, bem como os Clubes de Leitura que tem vindo a promover, dão conta desse seu caráter multifacetado.

Por: UAlg

Categories: AGENDA, Tavira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.