AGENDA

Visitas guiadas ao interior da Chaimite Bula comandada por Salgueiro Maia no 25 de Abril

 A Câmara Municipal de Loulé e a Comissão Concelhia das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril vão promover visitas guiadas à mítica chaimite Bula que foi comandada pelo Capitão Salgueiro Maia durante as operações militares do 25 de Abril de 1974, e que se encontra atualmente no Convento de Santo António, no âmbito da Exposição “Símbolos e Documentos de Abril”.

Chaimite com que Salgueiro Maia saiu de Santarém em direção a Lisboa no 25 de Abril, comandando a coluna de blindados que cercou o Terreiro do Paço

Chaimite com que Salgueiro Maia saiu de Santarém em direção a Lisboa no 25 de Abril, comandando a coluna de blindados que cercou o Terreiro do Paço

As visitas, orientadas pela Associação 25 de Abril, decorrem nos dias 20 de maio, 23 de junho, 22 de julho, 26 de agosto e 22 de setembro, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30. As visitas para as escolas necessitam de marcação prévia através do telefone 289 400 611.

Refira-se que este foi o carro de combate que transportou a coluna do Salgueiro Maia de Santarém a Lisboa e também o ex-presidente do Conselho, Marcelo Caetano, para fora do Quartel do Carmo onde se rendeu ao Movimento dos Capitães.

Estas visitas têm uma importante vertente pedagógica já que pretendem explicar junto da comunidade, sobretudo dos jovens, a importância e todo o simbolismo histórico no contexto da Revolução dos Cravos deste carro militar.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.