AGENDA

Tertúlia: «VRSA sob o legado do Iluminismo» | 15 de maio

Esta quinta-feira, dia 15 de Maio, a tertúlia do Baixo Guadiana tem o legado do iluminismo de Marquês de Pombal como pretexto para lançar e debater algumas ideias para o futuro. Para dar amplitude à tertúlia convidámos jovens com ideias e/ou projectos com a marca do empreendedorismo.

Biblioteca Municipal Manuel Vicente Campinas - VRSA

Biblioteca Municipal Manuel Vicente Campinas – VRSA

É o caso de um grupo de estagiários da câmara municipal de VRSA que concebeu a ideia de recuperar de forma inovadora e criativa as portas do centro histórico pombalino para quem sabe no futuro VRSA seja turisticamente também conhecida como «A Cidade das Portas».

João Pereira criou no Centro Histórico de VRSA um posto de informação turística. Muniu-se de vontade de inovar e são várias as iniciativas que tem levado a cabo com um projecto que tem como missão divulgar o legado iluminista de Marquês de Pombal, bem como criar uma rede em que os empresários e entidades em VRSA e concelhos limítrofes sejam envolvidos de modo a optimizarem as suas actividades nas mais diversas áreas, começando desde logo pelo turismo e comércio.

Por outro lado na escola secundária de VRSA o curso vocacional «Turismo, Comércio e Ambiente» está neste ano lectivo 2013/2014 a formar jovens no 9.º ano para um legado histórico, natural e empresarial que pode e deve ser aproveitado. A que conclusões já terão chegado estes estudantes? E que futuro projetam?!

Por sua vez, Bruna do Carmo foi galardoada no passado dia 9 de maio pelo júri do concurso «Ideias em Caixa» da Universidade do Algarve com o seu projecto «uSmart» que se centra no desenvolvimento de soluções integradas de hardware, software e formação que auxiliem e motivem as crianças, jovens e adultos a desenvolver o sentido crítico, a aprendizagem colaborativa, a criatividade e a imaginação.

Estas são as pistas para uma tertúlia organizada pela parceria Jornal do Baixo Guadiana/Biblioteca Municipal Vicente Campinas numa semana em que se comemoram os 240 anos da cidade iluminista de Vila Real de Santo António.

Esta divulgação segue em jeito de convite à sua presença. Junte-se a nós nesta tertúlia de partilha de ideias, projectos e vontades com olhos postos no futuro!

A 15 de Maio a tertúlia começa às 17h30 e tem lugar na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António.

A entrada é livre.

Por: Associação ODIANA

Categories: AGENDA, VRSA

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.