60 Mil estabelecimentos convidados a aderir ao maior brinde para repor a taxa de IVA. Em Albufeira, José Júlio Arez, Presidente da delegação da AHRESP Algarve, e o Vice-Presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, estarão amanhã, 16 de maio, no Restaurante O Pinhal do António (Roja Pé – 8200 Albufeira), às 13h00, para assinalar a ação “Um Brinde para Repor o IVA a 13%”.
A AHRESP não se demove dos seus propósitos, e está a organizar uma ação simbólica, que pretende mobilizar todo o setor e a sua cadeia de valor, que interage diariamente com os nossos estabelecimentos: clientes, trabalhadores e fornecedores.
Comemorando o final oficial do programa de assistência, e uma vez mais, fazendo um apelo à razão do Governo, brindaremos à REPOSIÇÃO do IVA, na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, nos estabelecimentos espalhados por todo o País. A direção da AHRESP, a APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, a AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, a DECO e a UGT, entre outras personalidades, vão estar reunidas na Cervejaria Trindade, às 13h, para participar e assinalar este dia.
Os restaurantes: “O Fialho” em Évora, o “Capa Negra”, o “Majestic” e o “Guarany” no Porto, o “Cantinho dos Reis” em Coimbra, o “Dom Carlos” na Ericeira, o “Champanheira” e o “Paelhador” em Setúbal, e, o “Império”, a “Brasileira”, o “Nicola”, a “Confeitaria Nacional”, a “Cervejaria Trindade” em Lisboa, são alguns, dos muitos, que já confirmaram a participação nesta importante iniciativa “Um Brinde para Repor o IVA a 13%”, que embora se traduza num gesto simbólico, tem um forte impacto, unindo clientes, trabalhadores e instituições, fazendo desta luta, uma preocupação transversal de toda a sociedade Portuguesa.
Com o objetivo de ser ouvida por todos os decisores políticos, esta iniciativa centra-se na celebração da importância do nosso setor, responsável por mais de 250 mil postos de trabalho, representa 4,9% do PIB nacional, acolhe e serve milhões de portugueses e estrangeiros.
Com o apoio da APCV e da AICC foram distribuídos 60 mil cartazes, alusivos à iniciativa, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior do país, prevendo-se uma adesão massiva por parte dos empresários e trabalhadores.
Apelamos, novamente, ao Governo para que tenha o bom senso de perceber que não aguentamos, consumidores e empresas, esta insuportável e inaceitável carga fiscal. É chegado o momento do Governo reconhecer que este setor está a ser fustigado com o maior aumento de carga fiscal (77%) de que há memória na economia portuguesa e europeia.
Agora, que a Troika está de saída, esperamos que o IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas, pago pelos 10 milhões de portugueses e pelos 30 milhões de visitantes estrangeiros, seja reposto nos 13%, e assim se aproxime das taxas, ainda mais baixas, dos nossos concorrentes internacionais, por um futuro mais auspicioso do nosso Portugal.
Sobre a AHRESP
Fundada em 1896, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, representa as empresas e os empresários do setor defendendo os seus direitos
e legítimos interesses, através de uma rede de 12 delegações – Açores, Alentejo, Algarve, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Mafra, Porto, Ribatejo, Setúbal e Viseu. A
AHRESP é a maior Associação Empresarial do país, ao representar oito Grupos de Setor – Restauração Tradicional, Restauração Coletiva, Restauração de Serviço Rápido,
Pastelarias e Cafés, Setor da Animação, Indústria e Comércio Alimentar, Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local, e Campismo e Caravanismo.
Por: Gabinete de Comunicação da AHRESP





