Assinalando o Dia Internacional dos Museus, o Grupo dos Amigos de Lagos entregou quarenta e dois exemplares do livro “Algarve Rural no Museu Etnográfico de Espiche” aos senhores presidentes da câmara e da assembleia municipal, solicitando a sua oferta a todos os membros daqueles dois órgãos autárquicos.
O livro contém a reprodução e a identificação de todos os trabalhos executados por António José Mendes e existentes no museu que fundou na aldeia de Espiche. Esses trabalhos recordam toda a actividade rural algarvia, desde os ciclos do trigo, do figo, da amêndoa e do medronho, até trabalhos, jogos, usos e tradições regionais e mezinhas caseiras.
Apesar de ser um dos elementos de maior destaque no projecto do Plano de Pormenor de Espiche, por poder potenciar o desenvolvimento local, com a atração de visitantes portugueses e estrangeiros e de estudantes, há alguns anos que, desde a morte do seu fundador, este pequeno Museu Etnográfico encontra-se fechado.
As negociações para a passagem do Museu para a autarquia foram interrompidas e corre-se o risco de se vir a perder tão completo espólio.
Com a oferta do livro – um dos raros catálogos existentes de museus algarvios – o Grupo dos Amigos de Lagos tem esperança de que os responsáveis locais voltem a interessar-se pela rápida reabertura e expansão do Museu de Espiche.
Por: Grupo dos Amigos de Lagos
Categorias:Lagos





