Albufeira

Inundações na Sérvia | Embaixada promove recolha de ajuda humanitária em Albufeira (31 fotos)

A embaixada da Sérvia em Lisboa desencadeou uma campanha de solidariedade na sequência das cheias que atingem o país desde quinta-feira, as mais graves desde o início dos registos oficiais, que também afetam Bósnia e Croácia. Iniciativa abrange recolha de ajuda humanitária em Albufeira.

cheias_servia_31

As piores inundações em 120 anos conduziram à declaração do estado de emergência na Sérvia na quinta-feira, dia 15 de maio.

“Não apelamos apenas aos cidadãos sérvios que vivem em Portugal, também gostaríamos de apelar ao povo português, sabendo que temos relações muito calorosas e decerto a compreensão para que nos ajude nesta situação muito difícil”, disse hoje à Lusa o embaixador sérvio, Mirko Stefanovic.

A Embaixada da Sérvia em Portugal já organizou a recolha de bens em três locais em Portugal:

1. Na Embaixada: Rua de Alcolena 11, Restelo, 1400-004 Lisboa, telefone: +351 213015311 e +351 213015312;

2. Zona Norte, no Porto: Dr. Simão Matos, Consul Honorário da Sérvia em Portugal, no Consulado do Porto: Rua do Lidador 433, 4100-308 Porto, telefone: +351 934031380;

3. Zona Sul, em Albufeira (Algarve): Sr.ª Leonara Bogdanović, telefone: +351 963799693.

A Embaixada pede que todos os interessados em doar bens ou prestar ajuda monetária, entrem em contacto telefónico para os números referidos anteriormente.
Antes de doar medicamentos, por favor, consulte a Embaixada.

A partir de hoje, dia 19 de maio de 2014, existirá uma conta bancária disponível para as doações em dinheiro.

Conta bancária portuguesa para donativos em dinheiro para ajuda das vítimas das cheias na Sérvia

A Embaixada da Sérvia abriu uma conta bancária do Millennium BCP para receber os donativos em dinheiro. Os elementos da conta são:

Nome : EMBAIXADA REPUBLICA SERVIA
Morada : R ALCOLENA 11, 1400-004 LISBOA
Conta Nº : 45450294781

NIB:      0033 – 0000 – 45450294781 – 05

IBAN:    PT50 – 0033 – 0000 – 45450294781 – 05

BIC / SWIFT:      BCOMPTPL

Donativos de medicamentos e suprimentos médicos

O Ministério da Saúde da República da Sérvia anunciou que os donativos particulares de medicamentos e suprimentos médicos não podem ser aceites devido a um procedimento complexo que tem de ser feito a fim de determinar a origem desses suprimentos. Pedimos que as entidades privadas e colectivas que queiram doar medicamentos e suprimentos médicos entrem em contato com a Embaixada para mais detalhes.

Conta PayPal para ajudar as zonas da Sérvia afectadas pelas cheias

Foi activada uma conta PayPal para receber os donativos para as vítimas das cheias na Sérvia. Estos podem ser enviados pela PayPal para: floodrelief@gov.rs.

Lista dos itens necessários

Lista da Cruz Vermelha dos itens necessários:

• colchões
• roupa de cama
• beliches
• fraldas para crianças e adultos
• meias
• roupa interior
• roupa infantil
• lanternas
• pilhas para lanternas
• produtos de higiene (sabonete, papel higiénico, rolos de papel,
pensos higiénicos, escovas de dentes, pastas de dentes …)
• Antiséptico tipo Asepsol 5P
• botas de borracha.

O responsável diplomático referiu-se a uma situação “extremamente difícil” na Sérvia, com o nível dos rios a atingir o ponto mais elevado dos últimos 120 anos. “Já foram retiradas 25.000 pessoas das suas casas nas zonas afetadas”, disse.

Após quatro dias de chuvas intensas, a situação climatérica registou hoje algumas melhorais mas aguardava-se uma nova subida dos leitos do Sava, um afluente do Danúbio e que se cruzam em Belgrado, apesar de a capital sérvia ainda não ter sido afetada pelas inundações.

Perante os prejuízos ainda incalculáveis num país com uma economia frágil, incluindo na importante produção agrícola, o tenista sérvio Novak Djokovic também já apelou à ajuda internacional e anunciou que vai disponibilizar para os sinistrados a totalidade do prémio de 700.000 euros que garantiu domingo após a sua vitória no torneio de Roma.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: Jornal Blic (Belgrado)

Categories: Albufeira, Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.