AGENDA

Marinha promove Exercício de Combate à Poluição – “Gilão 2014” | 22 de maio

No dia 22 de maio vai realizar-se, entre as 09h00 e as 12h00, um exercício de combate à Poluição por Hidrocarbonetos na foz do rio Gilão, nas Quatro Águas, em Tavira. Este exercício, designado como “Gilão 2014”, será conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul.

Exercício da Marinha de combate à poluição

Exercício da Marinha de combate à poluição

O exercício tem como objetivo o treino, a preparação, organização e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul, da Capitania do Porto de Tavira e da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António em resposta aos incidentes mais prováveis, bem como desenvolver sinergias com outras autoridades e entidades responsáveis pelo espaço afetado.

O cenário criado pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão entre dois navios que navegavam em direções opostas no rio Gilão. No momento da ocorrência com a maré enchente uma das embarcações fica desgovernada, acabando por encalhar na enseada junto ao hotel Vila Galé Albacora e subsequentemente a derramar hidrocarbonetos (viscosidade média/baixa), espalhando-se em plena Ria Formosa.

Para minimizar os danos ambientais, serão desenvolvidas ações de combate ao derrame em três pontos diferentes nas Quatro Águas – Tavira: Uma no local onde encalhou a embarcação, outra numa zona localizada mais a Este, com rochas e, outra junto à estação de Salva-vidas de Tavira, onde foi deflectida a mancha à deriva no Rio Gilão, por forma proteger uma zona de viveiros.

Por: Marinha

Categories: AGENDA, Tavira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.